Home » Ambiente & Natureza » Plantação de 233 árvores no “Pinhal Novo Verde”
Plantação de 233 árvores no “Pinhal Novo Verde”

Plantação de 233 árvores no “Pinhal Novo Verde”

Já teve início a empreitada de arborização do Projeto “Pinhal Novo Verde”, no recinto do Mercado Mensal do Pinhal Novo e na área de cedência do Loteamento Val’Flores, com plantações previstas na Semana da Floresta Autóctone.

Na Urbanização Val’Flores, já foram concluídos os trabalhos de limpeza do terreno, com 2 hectares, a instalação de rede de rega e abertura das covas, passando-se, agora, à fase de plantação de 40 sobreiros e 40 arbustos (medronheiros, loureiros e romãzeiras), totalizando 80 plantas.

Para o recinto do Mercado Mensal, com 7,7 hectares, estão programados, a partir do dia 12 de novembro, os trabalhos de instalação da rega e de plantação de 193 árvores (pinheiros mansos, sobreiros, freixos-de-folha-estreita, lódãos-bastardos e choupos-brancos) e de 24 medronheiros, num total de 217 plantas.

Os trabalhos finais corresponderão à colocação de um MUPI informativo e de três caixas ninho em Val’Flores e a sete caixas ninho no recinto do Mercado Mensal.

Estas intervenções constituem uma primeira fase de plantações. Serão plantadas mais árvores e arbustos em ações posteriores, que integrarão, também, o programa da Semana da Floresta Autóctone.

Recorda-se que o Projeto “Pinhal Novo Verde” representa um investimento de 75.000€, decorrente de uma candidatura do Município de Palmela ao Programa Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática.

Prevê-se que a empreitada esteja concluída no final do mês de novembro.

Estas ações enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, designadamente os ODS 13 (Ação Climática) e 15 (Proteger a vida terrestre).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.