Home » Atualidade » Nacional » Henrique Neto defende o alargamento da rede pré-escolar

Henrique Neto defende o alargamento da rede pré-escolar

O candidato presidencial Henrique Neto, propõe o alargamento da rede pré-escolar, afirmando que “Uma criança sem acesso à escola é mais um candidato à pobreza”.

Henrique Neto mostra-se empenhado em quebrar o ciclo da pobreza que aliada à ignorância, gera ainda maior pobreza, defendendo que este é um tema a que o futuro Presidente da República deveria dedicar-se, “pois trata-se de um projecto fundamental para o futuro do país”.

Foi com este propósito, que o candidato presidencial reuniu com os dirigentes da Comissão Nacional para a Protecção de Crianças e Jovens em Risco, aproveitando a oportunidade para expor a ideia de alargar a todo o espaço nacional, a rede pré-escolar, tornando-a num serviço universal para todas as crianças desde a mais tenra idade.

Para Henrique Neto, “uma verdadeira rede pré-escolar universal é fundamental para quebrarmos a ciclo da pobreza e subdesenvolvimento”, uma idéia que defendeeu enquanto deputado na Assembleia da República, mas que “até o engenheiro Guterres, que tinha uma paixão pela educação, nunca foi capaz de perceber isto”.

O candidato presidencial considera que o Estado funciona em modo reactivo, quando deveria funcionar em termos preventivos, nesta e noutras áreas. Para Henrique Neto, “a prevenção faz todo o sentido, mesmo em termos económicos: um euro gasto em prevenção equivale a 10 ou 15 euros gastos na reparação de problemas que poderiam ter sido evitados”.

Na vião do candidato “a prevenção é mais barata e mais justa”, e é neste raciocínio que se enquadra o seu projecto de alargamento da rede pré-escolar, um modo de pegar em todas as crianças de famílias pobres e dar-lhes ferramentas para, mais tarde, poderem ter sucesso escolar e profissional.

Henrique Neto não tem dúvidas de que a “qualidade humana depende da qualidade da infância”, e é neste objectivo de mudar as coisas que a sua campanha presidencial se baseia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.