O Grande Prémio de Portugal em MotoGP, que se disputou no Autódromo do Algarve no último fim de semana, promoveu um aumento dos negócios no distrito de Faro, na ordem dos 13%, segundo dados do REDUNIQ Insights, o relatório da REDUNIQ, a rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros.
Entre 22 e 24 de março de 2024, na comparação com o período do mesmo evento no ano passado, entre 24 a 26 de março de 2023, a faturação dos negócios no Algarve cresceu de forma mais expressiva na faturação estrangeira, com um registo de mais 16%, contra os mais de 11% da faturação nacional.
Analisadas as datas de maior consumo neste período, o acquirer português concluiu que no domingo da corrida (24 de março de 2024), e comparativamente ao domingo da corrida do ano passado (26 de março de 2023), registou-se um aumento da faturação e do número de transações de 22% e 21%, respetivamente.
Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights “esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve (AIA) aquando da realização desta que é a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP”.
Durante o período em análise, o REDUNIQ Insights revela que, do lado da faturação estrangeira, o maior contributo veio do Reino Unido, que representa 11% do total de faturação em Faro no fim de semana da competição. Atrás surgem a Irlanda e a Alemanha com 8% e 5%, respetivamente, que revalidam o top de nacionalidades registado também no evento do ano passado. Em relação ao valor da compra média, destaque para a Irlanda com um valor de aproximadamente 102€. Segundo explica Tiago Oom, “a realização deste género de eventos, e particularmente uma semana antes da Páscoa, acaba por atrair muitos consumidores estrangeiros para a região do Algarve, mas também uma elevada afluência, tanto nacional, como internacional, de interessados por esta competição, que é tão reconhecida a nível mundial”.
No que diz respeito à faturação total por setor de atividade, destacam-se as categorias da restauração (+17%), do retalho alimentar tradicional (+17%) e da hotelaria e atividades turísticas (+12) – com a faturação estrangeira a aumentar 19%, 18% e 14% nestas categorias, respetivamente.
Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.