Home » Saúde » O impacto da deficiência visual na economia
O impacto da deficiência visual na economia

O impacto da deficiência visual na economia

O relatório divulgado pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB), destaca que, em 2020, 410 mil milhões de dólares foi a perda estimada de produtividade económica global, devido ao absentismo associado à deficiência visual e cegueira evitável.

É uma perda económica de dimensões consideráveis e por este motivo, a IAPB incentiva os governos a adotarem as recomendações do relatório, que sublinham a necessidade de investimento urgente na recolha de dados, planeamento estratégico, disponibilidade da força de trabalho e serviços de prevenção e intervenção precoce, sobre os cuidados para a saúde da visão. Essas ações são fundamentais para enfrentar o impacto económico da perda de visão, uma condição associada a fatores como o envelhecimento da população global e falta de mudança nos estilos de vida.

Destaca-se ainda que estas medidas contribuem para a meta estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que exige que os países garantam o pleno acesso aos cuidados para a saúde da visão até 2030, incluindo também a saúde da visão na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pela disponibilidade de soluções, e porque assim se evitam prejuízos económicos para a sociedade, no entendimento da Organização Mundial de Saúde, é imoral ainda existirem pessoas com deficiência visual e cegueira evitável.

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública, insta as entidades governamentais nacionais a investirem nos cuidados para a saúde da visão, para colmatar as lacunas na produtividade global, atendendo às necessidades associadas às condições de saúde com maior prevalência nos seres humanos.

A APLO reafirma ainda o seu compromisso em promover a sensibilização sobre a importância dos cuidados para a saúde da visão e cooperar com as autoridades governamentais e outras entidades interessadas para melhorar a saúde da visão e eliminar a deficiência visual e cegueira evitável.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.