Home » Ambiente & Natureza » APROSOC alerta: Portugal não está preparado para um tsunami
APROSOC alerta: Portugal não está preparado para tsunami

APROSOC alerta: Portugal não está preparado para um tsunami

A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) alerta para as consequências de um Tsunami na costa portuguesa, por falta de meios preventivos de alerta, à semelhança do que aconteceu recentemente na Indonésia, depois da tragédia em que se tem de lamentar a perda de mais de duzentas vidas e milhares de desalojadas.

Em comunicado dirigido às redações a APROSOC lamenta que aquele país, tal como acontece em Portugal, nada tenha aprendido com o passado, devido à falta de um sistema eficaz de deteção, aviso e alerta, que foi determinante para o desfecho daquela tragédia.

Não é possível evitar a força da natureza, mas é possível evitar tragédias como estas e, por exemplo em Portugal, o esforço das autarquias litorais para dotarem os seus concelhos de sistema de aviso de tsunami, não está a ser acompanhado do necessário esforço governamental para dotar o país de uma rede de boias de deteção de tsunami. Verificam-se também erros graves na forma de acionamento dos dispositivos de aviso, sendo os sistemas de transmissão entre os serviços de proteção civil e as sirenes, imensuravelmente vulneráveis, ou seja, não existe a menor possibilidade de o sistema funcionar, e muito menos ser atempado.

Para a APROSOC, um Tsunami semelhante ao que ocorreu na Indonésia, terá consequências gravíssimas em Portugal, sobretudo se suceder em pleno verão, o que fará no mínimo, centenas ou milhares de vítimas, dependendo da hora a que ocorra.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.