Home » Cultura » ExposiƧƵes* » ExposiĆ§Ć£o ARTICULAƇƕES de Eduardo Freitas em Beja
ExposiĆ§Ć£o ARTICULAƇƕES de Eduardo Freitas em Beja

ExposiĆ§Ć£o ARTICULAƇƕES de Eduardo Freitas em Beja

ARTICULAƇƕES, a exposiĆ§Ć£o de Eduardo Freitas, Ć© inaugurada esta sexta feira (23), Ć s 18h30, no Centro Unesco em Beja.

A mostra que estarĆ” patente atĆ© 1 de Outubro, apresenta o resultado da primeira residĆŖncia artĆ­stica no Centro Unesco para a Salvaguarda do PatrimĆ³nio Imaterial ā€“ Beja.

Na anatomia a articulaĆ§Ć£o Ć© uma conexĆ£o natural entre os ossos que permite o movimento do corpo.

Foi a partir deste conceito que o artista Eduardo Freitas deu corpo aos seus trabalhos de criaĆ§Ć£o nesta exposiĆ§Ć£o intitulada “ArticulaƧƵes”. Nesta mostra, resultado de uma residĆŖncia artĆ­stica realizada no Centro Unesco Beja, Eduardo Freitas propƵe uma articulaĆ§Ć£o conceitual entre a arte contemporĆ¢nea e o artesanato tradicional, numa espĆ©cie de ligamento (ligaĆ§Ć£o) entre as suas tĆ©cnicas e o saber-fazer dos mestres da regiĆ£o.

Nesta interaĆ§Ć£o, foram explorados saberes advindos da olaria, a cerĆ¢mica, o desenho, a arte sonora, a gastronomia; linguagens que foram associadas aos elementos da cultura local, como as expressƵes populares, a memĆ³ria, o patrimĆ³nio imaterial e, sobretudo, as relaƧƵes interpessoais com a comunidade bejense.

Eduardo Freitas viveu e visitou diferentes locais do Alentejo, como Beja, Ɖvora, Vila ViƧosa, Sines, Montemor-o-Novo e Beringel. Essa circulaĆ§Ć£o pelos caminhos da regiĆ£o foi pensada em instalaƧƵes artĆ­sticas que remetem ao sistema circulatĆ³rio humano. Na sua visĆ£o, as estradas e ruas sĆ£o artĆ©rias e veias que transportam o corpo para as vivĆŖncias do “coraĆ§Ć£o”.

Esta exposiĆ§Ć£o encontra-se inserida no projecto 1234REDES.CON resultante de uma colaboraĆ§Ć£o entre sete instituiƧƵes espanholas e portuguesas e co-financiada pelo FEDER atravĆ©s do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĆ£o processados os dados dos comentĆ”rios.