Home » Cultura » Geral » Biblioteca de Palmela integra a Rede da UNESCO
Biblioteca de Palmela integra a Rede da UNESCO

Biblioteca de Palmela integra a Rede da UNESCO

A Biblioteca Municipal de Palmela integra a Rede das Bibliotecas Públicas da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), resultante da candidatura do Município, com o Projeto “Conversas sem Margens”, reconhecido a 17 de outubro.

À luz do Manifesto da Unesco, as Bibliotecas Públicas constituem-se como instrumento de transformação social, na medida em que disponibilizam e divulgam conteúdos informativos, que permitem a construção de um conhecimento fundamentado e autónomo que possibilita a qualquer cidadão “exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade”.

As Bibliotecas Públicas são importantes agentes de formação de cidadãos informados e ativos e, por isso, mais capazes de intervir na realidade social de uma forma fundamentada e assertiva.

Neste contexto, a Rede de Bibliotecas Públicas do Município de Palmela iniciou, este ano, o Projeto “Conversas Sem Margens”. A propósito da apresentação pública de livros, fala-se de assuntos pouco presentes nos órgãos de comunicação social e noutros locais, ou neles tratados de forma estereotipada. Estas apresentações, para além dos autores, contam com a participação de académicos, investigadores e ativistas.

A primeira sessão de “Conversas sem Margens” realizou-se a 8 de julho, sobre o racismo e o antirracismo. Dia 21 de outubro será abordada a realidade LGBT. Conta com a apresentação do livro “Homossexualidade e Resistência no Estado Novo”, de Raquel Afonso. Estarão presentes Sérgio Vitorino, da Associação “Panteras Rosa” e Ana Serra, professora e diretora do Agrupamento de Escolas de Palmela. A terceira e última sessão deste ano está agendada para 25 de novembro e terá como tema “Utopias – um outro mundo é possível?”, com a apresentação do livro “Transformar a Realidade – A Prática da Utopia Concreta no Porto e Pirenéus”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.