Home » Municipios » UNIR continua a motivar centenas de reclamações
UNIR continua a motivar centenas de reclamações

UNIR continua a motivar centenas de reclamações

A UNIR, a Rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP) que opera há mais de 150 dias, suscita centenas de reclamações por parte dos utentes. As queixas dos passageiros persistem. Atrasos, falta de autocarros e desinformação, motivam as principais reclamações.

Lançada a 1 de dezembro de 2023, a UNIR – a rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) que opera em 17 concelhos, continua a somar queixas dos utentes. São mais de 150 dias marcados por longas esperas, pelo desespero dos passageiros e por centenas de reclamações que denunciam problemas e constrangimentos sentidos em vários pontos da rede. No Portal da Queixa, entre dezembro de 2023 e abril, foram apresentadas mais de quatro centenas de ocorrências contra a UNIR.

Principais motivos de reclamação

Segundo aferiram os dados analisados, entre os principais motivos de reclamação dos passageiros estão os atrasos, ou seja, o incumprimento dos horários programados dos autocarros, a gerar 67.8% das reclamações registadas desde 1 de dezembro de 2023.

Na origem de 16.5% das queixas, está a falta de autocarros, o segundo motivo mais reportado e que se refere à supressão de autocarros nas carreiras. Segue-se a alteração de carreira (6.6%), onde os casos referem-se a mudanças sem aviso prévio. A conduta inapropriada do condutor do autocarro também foi denunciada em 5.1% das reclamações registadas pelos utentes.

Perante os problemas que lhes são reportados, os indicadores no Portal da Queixa revelam que a marca UNIR regista baixos indicadores de performance, com um Índice de Satisfação avaliado pelos consumidores em 6.1 (em 100), sendo a reputação: “Insatisfatória”. A taxa de resposta é de 2,9% e a taxa de solução de 3.3%. Sobressai a taxa de retenção de clientes de apenas 14,9%.

Gondomar com mais 3 linhas em Maio

De referir que, em maio, sexto mês de operação da UNIR, o concelho de Gondomar vai ter em funcionamento mais três linhas. A 2 de maio, vão começar a circular os autocarros que vão servir as zonas mais interiores das freguesias de Rio Tinto, Baguim do Monte, Fânzeres e S. Pedro da Cova, até agora sem transporte público. Gondomar será assim o primeiro concelho a ficar com a rede da UNIR completa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.