Home » Sociedade » Escolas e universidade » Candidaturas ao Prémio FAQtos 2018
Candidaturas ao Prémio FAQtos 2018

Candidaturas ao Prémio FAQtos 2018

Estão abertas de 16 e 27 de Outubro, as candidaturas de jovens cientistas ao Prémio FAQtos 2018.

Os alunos do ensino secundário com projetos científicos para submeter à edição de 2018 do Prémio FAQtos, competição de âmbito nacional promovida pelo INOV-INESC com o Instituto Superior Técnico (IST), vão ter entre 16 e 27 de Outubro para formalizar candidaturas.

A 5ª edição consecutiva do Prémio FAQtos vai ter como tema “A Sociedade e as Radiofrequências”, abordando aplicações de sistemas de telecomunicações e contribuindo para o esclarecimento coletivo na temática dos campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações e seus potenciais efeitos na saúde e ambiente.

Entre os trabalhos de jovens cientistas vencedores de edições anteriores do concurso, contam-se um dispositivo detetor de incêndios florestais, um sistema microcontrolador que auxilia invisuais a identificar obstáculos, uma solução que mede a pulsação e a temperatura corporal de um paciente em espera na triagem de um centro hospitalar, e um estudo sobre a influência das radiofrequências no neuro-comportamento de larvas de moscas da fruta.

A desenvolver ao longo do ano letivo e com várias etapas eliminatórias para superar, os candidatos ao Prémio FAQtos terão no final a avaliação de um júri composto por representantes da Direção Geral de Educação, Direção Geral de Saúde, da Faculdade de Farmácia, do IST e do INOV-INESC. Os três melhores projetos têm garantidos prémios entre os 500 e os 1.500 euros, que incluem os professores orientadores e as escolas que representam.

Submissão de Candidaturas ao Prémio FAQtos 2018 em www.faqtos.pt. O FAQtos nas Redes Sociais em fb.com/faqtos e twitter.com/faqtos

O INOV-INESC Inovação é uma infraestrutura tecnológica nacional no domínio das Tecnologias de Informação, Eletrónica e Comunicações. Herda um importante capital decorrente das inúmeras experiências e sinergias subjacentes ao seu ambiente de incubação, o INESC, e disponibiliza uma organização orientada para a criação de competências tecnológicas, assim como para o estabelecimento de laços de cooperação com os diferentes atores económicos: Universidades, Indústrias, Empresas e Operadores de Telecomunicações.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.