Home » Cultura » Geral » Casa Fernando Pessoa encerra as celebrações da Orpheu

Casa Fernando Pessoa encerra as celebrações da Orpheu

A Casa Fernando Pessoa encerra no próximo sábado, dia 24 de Outubro, a partir das 17h00, o seu programa de celebrações da Orpheu, a revista que convocou cumplicidades estéticas, literárias e artísticas e que trouxe o escândalo e o escárnio aos circuitos literários da Lisboa de 1915.

Pessoa, Sá-Carneiro, Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Amadeo de Souza-Cardoso e os outros também de Orpheu menos falados, conhecidos ou lidos, concentraram a atenção da programação da CFP nos últimos meses, com um conjunto de iniciativas que pretenderam recuperar sinais do ritmo e do espírito desse cruzado encontro artístico do século passado.

Encerra-se um ciclo mas mantém-se porém e ainda assim, o eco de Orpheu: “Quanto ao mais, nada mais. Cá estamos sempre. Orpheu acabou. Orpheu continua”.

No programa, uma mesa redonda com Arnaldo Saraiva, Ana Rita Palmeirim, Gustavo Rubim, Marta Soares e Sílvia Laureano Costa (moderação) sob o tema Orpheu 3: projecto adiado; a inauguração da exposição Nós, os de Orpheu que, criada partir das vozes da geração Orpheu e pensada para fazer viajar Orpheu nos circuitos internacional e nacional chega agora aos diferentes espaços da CFP; e, finalmente, o lançamento do livro e CD Nós, os de Orpheu, prolongamento da exposição itinerante Nós, os de Orpheu e uma antologia de textos órficos com interpretações de, entre outros, Alexandre Soares, Amanda Booth, Ana Deus, André E. Teodósio, António Poppe, JP Simões, João Paulo Esteves da Silva, Miguel Manso, Nazaré Silva, Nuno Morão, Nuno Moura e Ricardo Jacinto. Uma edição da BOCA.

A Casa Fernando Pessoa, casa habitada pelo autor nos últimos 15 anos da sua vida, está aberta de Segunda a Sábado, das 10H00 às 18H00. Além da programação regular que dinamiza este espaço, pode também visitar-se o quarto de Fernando Pessoa e a biblioteca temática, especializada em Fernando Pessoa e em poesia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.