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8.Âș Portugal de LĂ©s-a-LĂ©s Off-Road estĂĄ na estrada

8.Âș Portugal de LĂ©s-a-LĂ©s Off-Road estĂĄ na estrada

O 8.Âș Portugal de LĂ©s-a-LĂ©s Off-Road, que longe de ser uma competição Ă©, tĂŁo somente, um passeio mototurĂ­stico que vai ligar Penafiel a PortimĂŁo, atĂ© quarta-feira (4), com paragens na Figueira da Foz e Estremoz.

SĂŁo cerca de 900 quilĂłmetros por alguns dos mais bonitos trilhos por trilhos e caminhos, entre vinhas e olivais, soutos e carvalhais, por serras e vales. Ex-pilotos que nĂŁo resistem, a cada ano, ao desafio lançado pela Federação de Portugal de Motociclismo para se juntarem a centenas de outros motociclistas num evento turĂ­stico que oferece uma oportunidade Ășnica de descobrir o PaĂ­s fora dos trajetos convencionais.

E essa Ă© mesmo a grande motivação de ‘Kees’ van der Ven, um neerlandĂȘs que foi uma das grandes figuras do motocross mundial nas dĂ©cadas de 1980 e ’90. Nascido em Bakel, uma pequena vila no sul dos PaĂ­ses Baixos, a poucos quilĂłmetros de Eindhoven, van der Ven, mudou-se em 2015 para Louriçal, uma vila no concelho de Pombal com dimensĂŁo semelhante Ă  sua terra natal. “Poder andar de moto no monte com mais facilidade foi um dos principais motivos da mudança, alĂ©m de Portugal ter bom tempo, boa comida e muito sol”. Mas para Cornelius Egidius Maria van der Ven esta serĂĄ, aos 66 anos, uma oportunidade Ășnica para conhecer o PaĂ­s de uma forma diferente.

Com 17 triunfos em provas do Mundial de Motocrosse de 125, 250 e 500 cc, terminou por 6 vezes entre os trĂȘs primeiros do Campeonato do Mundo das trĂȘs classes e ganhou em cinco ocasiĂ”es a mais mĂ­tica corrida em pisos de areia, o Enduro de Le Touquet. Tamanho palmarĂ©s que, para lĂĄ da experiĂȘncia de condução, de pouco contarĂĄ para o Portugal de LĂ©s-a-LĂ©s Off-Road. “O primeiro objetivo Ă© mesmo a diversĂŁo com um grupo de amigos, incluindo o Gilberto (JordĂŁo) que deu a conhecer este evento e desafiou-me para estar presente. Quanto ao resto, do percurso ou paisagens nĂŁo sei o que esperar”.

Muita ĂĄgua na bagagem e ĂĄrvores para reflorestar Portugal

Claro que poderia sempre pedir umas dicas aos laureados Paulo Marques, Miguel Farrajota, AntĂłnio Oliveira ou Bernardo Villar, participantes assĂ­duos da grande travessia do mapa nacional por estradĂ”es de terra batida, travessias a vau e alguns caminhos de cabras. Pilotos de renome, todos com muitos tĂ­tulos nacionais, que marcaram presença nas VerificaçÔes TĂ©cnicas, no PavilhĂŁo de Feiras e ExposiçÔes de Penafiel, espaço habituado a receber grandes eventos como Ă© o caso da Agrival, uma das maiores e mais importantes feiras agrĂ­colas do PaĂ­s. E de onde, amanhĂŁ bem cedo, começarĂŁo a partir as mais de 300 motos, organização incluĂ­da, rumo Ă  Figueira da Foz, num dia que se prevĂȘ extremamente quente, com pisos duros e muito pĂł, com a Organização aconselhar os participantes Ă  ingestĂŁo de muita ĂĄgua.

Primeira etapa que vai terminar na marginal figueirense (Av. de Espanha) mesmo junto ao Forte de Santa Catarina, a partir do meio da tarde. Antes disso, porĂ©m, por voltas das 11.30 h., tempo para dar continuidade Ă  5.ÂȘ campanha Reflorestar Portugal de LĂ©s-a-LĂ©s, com a plantação de dois carvalhos na Escola EB 1 das Abadias, em cerimĂłnia que contarĂĄ com o apoio de mais de 70 alunos do 3.Âș e 4.Âș ciclos. Iniciativa que visa alertar para a necessidade de revitalização da floresta portuguesa, extremamente flagelada pelos fogos nos Ășltimos anos. Ação de sensibilização que se diferencia pela aposta em reabilitar a floresta da forma mais correta e equilibrada, oferecendo espĂ©cies autĂłctones Ă s populaçÔes dos locais por onde passa a caravana dos aventureiros mototuristas.

Solidariedade de Portugal até à Gùmbia

Mas houve outro campeĂŁo que deu nas vistas em Penafiel, enquadrado pela exposição comemorativa dos 40 anos de um nome mĂ­tico do todo-o-terreno: a Yamaha TĂ©nĂ©rĂ©. Pol TarrĂ©s Ă© piloto de trial e hard-enduro, famoso pela participação em competiçÔes por esse mundo fora aos comandos de uma ‘big-trail’, incluindo alguns dos mais duros eventos mundiais. Com fama redobrada pelos inĂșmeros vĂ­deos onde mostra como ‘brincar’ com uma mĂĄquina de enduro de 200 kg, o sobrinho do mĂ­tico Jordi TarrĂ©s, sete vezes campeĂŁo do Mundo de Trial, estĂĄ evento da Federação de Motociclismo de Portugal, a convite da Yamaha Motor Portugal. E se no dia das VerificaçÔes TĂ©cnicas limitou-se a assinar autĂłgrafos, tirar fotografias e conversar com os muitos fĂŁs, maior responsabilidade terĂĄ na terça-feira, no OĂĄsis da Yamaha em Tomar, onde assinarĂĄ e procederĂĄ Ă  entrega de uma moto muito especial.

Trata-se de uma exclusiva Yamaha Ténéré 700 World Rally, recheada de acessórios, cuja receita do leilão reverte integralmente a favor do programa Riders for Health Gùmbia. Måquina decorada como a primeira moto utilizada em competição pelo espanhol e, além da assinatura personalizada do piloto, conta com saída de escape Akrapovic, assento plano de 2 peças tipo rali, proteçÔes das carenagens laterais em borracha, guarda-lamas elevado, apropriado para utilização fora de estrada, proteçÔes de radiador, cårter e corrente. Ação solidåria que apoia a manutenção da frota de motos utilizada para distribuir artigos de prevenção essenciais, tais como redes mosquiteiras para a prevenção da malåria, além de permitirem a abertura regular de clínicas de vacinação contra vårias doenças

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