Home » Gastro & Vinhos » Restaurantes & Bares » Atlântico em Porches reabre para nova temporada
Atlântico em Porches reabre para nova temporada

Atlântico em Porches reabre para nova temporada

O restaurante Atlântico em Alporchinhos, Porches, no Algarve, regressa para mais uma temporada de ingredientes autênticos e tradições gastronómicas do Algarve pela mão do chef João Viegas, que traz novas criações pescetarianas e coloca sempre que possível a proteína vegetal como protagonista.

“Gosto de pegar num sabor típico e reinventá-lo dentro do visual e das texturas. Há muito a explorar ainda no receituário tradicional, o que me inspira a recriar esses pratos e complementá-los com tecnologia e outras técnicas”, afirma o chef.

Num elogio à riqueza de ingredientes frescos, do campo e do mar, que o Algarve tem para oferecer, a recomendação do chef centra-se num menu sustentável e equilibrado, cuja sugestão é iniciar num conceito de partilha entre momentos da terra, como o tártaro de beterraba com toranja ou os tubérculos e rábano branco com mostarda e os momentos do mar como o brioche de gamba da costa com coentros e alho crocante ou a lula marinada com pão negro e salicórnia.

Os pratos principais têm uma base essencialmente de vegetais e podem, opcionalmente, fazer-se acompanhar por porções de peixe, que variam consoante a disponibilidade sazonal e cuja apanha respeita o período obrigatório de defeso. É o caso da caldeirada vegetal, batata doce e plantas halófitas que pode ter o acompanhamento de polvo ou a beringela fumada e cogumelos selvagens a que se pode acrescentar o pargo.

Encontram-se ainda no menu os chamados pratos de tacho, interpretações do chef João Viegas de receituário algarvio, para dois, como o grão-de-bico com abóbora e acelgas; a feijoca com lula da costa na brasa.

Algarvio de gema, o chef João Viegas traz uma rica experiência adquirida em vários restaurantes de prestígio, como o São Gabriel*, no Algarve; El Celler de Can Roca***, o Mugaritz**, ambos em Espanha ou o Central Restaurante, no Peru. Percurso que o levou a querer focar-se num conceito onde se privilegiam os produtos biológicos 100% regionais de cada estação do ano, dando primazia a ingredientes autênticos, originais provenientes de agricultores, pescadores e produtores locais

Com vista para o oceano, o restaurante Atlântico abre de Sábado a Quarta-feira, das 19:00 às 22:00. A reserva antecipada é recomendada e pode ser efetuada diretamente aqui. Para a consulta do menu completo

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.