Home » Municipios » Formação: “Planta a Riscadinha” no Espaço Fortuna
Formação: “Planta a Riscadinha” no Espaço Fortuna

Formação: “Planta a Riscadinha” no Espaço Fortuna

O Espaço Fortuna na Quinta do Anjo, foi palco da ação de formação “Planta a Riscadinha”, realização que contou com quatro dezenas de participantes, de várias idades, os quais tiveram a oportunidade de aprender a plantar e a cuidar da “maçã riscadinha”, espécie identitária do concelho de Palmela.

O elevado número de inscrições levou à realização de duas sessões, orientadas pelo Engenheiro José Carlos Caleiro. A iniciativa decorreu junto ao pomar de Maçã Riscadinha plantado no ano passado. No final das sessões práticas, as/os participantes receberam uma macieira para plantarem no seu quintal. Foi mais uma atividade que visou aproximar as/os munícipes desta espécie autóctone, tornando-a um membro da família.

O Espaço Fortuna conta, desde 2022, com um pomar com 70 macieiras de Maçã Riscadinha, uma nova oferta pedagógica e turística que contribui, ao mesmo tempo, para preservar a identidade da espécie e para a biodiversidade do Parque Natural da Arrábida. Trata-se de um projeto-piloto da Câmara Municipal de Palmela, apoiado pela ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, em parceria com a ADREPAL – Fortuna, Artes e Ofícios.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.