O Rock in Rio foi o festival com melhor desempenho de retorno mediático nos meios de comunicação social no mês de Janeiro, segundo um estudo realizado de forma continuada pela sua unidade de análise e ciências da informação, da Cision.
O estudo deniminado “Maratona dos Festivais de Verão 2014”, pretende apurar como evolui ao longo dos meses o retorno mediático comparado dos diversos festivais de música realizados em Portugal. Esta análise manter-se-á até ao final da época de Verão. Será, mensalmente, elaborado um ranking com os resultados apurados.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). O período temporal sobre o qual incide será sempre o mês imediatamente anterior à elaboração do ranking, neste caso de 1 a 31 de Janeiro de 2014.
Como se constata, durante o mês de Janeiro, e apesar do Festival Optimus Alive ter registado um maior volume de informação (traduzido no maior números de notícias apuradas), foi, no entanto, apenas 4º do ranking de retorno mediático.
Esta posição é explicada, em parte, pelo maior tempo de antena em meio televisivo registado por parte dos festivais Rock in Rio, Meo Marés Vivas e Meo Sudoeste que foram, respetivamente, 1º, 2º e 3º lugares do ranking no mês de Janeiro.