Home » Atualidade » Nacional » A APHORT ataca a permissão de fumar em locais e trabalho
A APHORT ataca a permissão de fumar em locais e trabalho

A APHORT ataca a permissão de fumar em locais e trabalho

A APHORT, Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, manifesta-se contra a nova lei do tabaco, que mantém a permissão de fumar em locais e trabalho, colocando em risco a saúde dos trabalhadores do setor.

Num claro apoio às criticas do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, a APHORT chama a atenção para a situação dos profissionais de restauração que continuam, em certos casos, a ser alvo de exposição involuntária ao fumo e a ser tratados como “cidadãos de segunda”.

No comunicado dirigido às redações, a APHORT, defende a necessidade urgente de haver vontade e coragem por parte do Governo, para implementar uma política antitabágica de estabelecimentos 100% sem fumo.

Ao contrário de outras associações do setor, esta é uma posição que tem vindo a ser defendida pela APHORT há já vários anos, que não compreende a passividade até agora demonstrada pelos sucessivos Governos face ao caso dos profissionais que trabalham na indústria da hotelaria e restauração. “Estes profissionais continuam, em muitas situações, a ser alvo de exposição prolongada ao fumo de forma involuntária, pelo que é urgente assegurar o direito que estes têm de ver a sua saúde preservada.”, defende Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT.

Neste contexto, a Associação destaca ainda a incoerência do atual Governo, relembrando as declarações proferidas pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, em março de 2017, no âmbito da sétima edição da Conferência Europeia do Tabaco e Saúde que teve lugar no Porto. Neste evento, o ministro apontou o tabaco como “um dos maiores flagelos que atingiu a saúde pública desde o início do século passado”, revelando que em Portugal cerca de 30 pessoas morrem por dia devido ao consumo desta substância.

Revelando a sua preocupação face a este panorama, a APHORT considera que é altura do Governo passar das palavras aos atos e implementar, de forma clara e inequívoca, uma política antitabágica que, à semelhança do que se passa no resto da Europa, é aplicada a todos os estabelecimentos comerciais.

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo é a associação nacional que representa os empresários do setor da hotelaria, restauração e turismo. Desde 1940 a trabalhar junto deste setor, a Associação atua no plano local, regional, nacional e europeu, de forma a salvaguardar os interesses dos seus associados, que são a sua razão de ser.
Sedeada no Porto, a APHORT conta com cerca de 5.000 associados em todo o país e está igualmente presente, através de delegações, nas cidades de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro e Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.