Home » Atualidade » Nacional » A ISQ participou no European Youth Event 2016
A ISQ participou no European Youth Event 2016
A ISQ participou no European Youth Event 2016

A ISQ participou no European Youth Event 2016

European Youth Event (EYE), que decorreu no Parlamento Europeu e que debateu o desemprego jovem, numa Europa que se pretende mais inclusiva, contou com a presença da portuguesa ISQ,

A ISQ participou neste evento na qualidade de speaker em representação das instituições de formação europeias, as VET providers – Vocational Education and Training, via EVBB, European Association of Institutes for Vocational Training, onde o ISQ é vice-presidente e dinamizadora de iniciativas, rumo a uma Europa 2020 mais competitiva, com mais e melhor emprego.

Os 7.500 participantes mostraram-se focadoos na mobilização dos jovens, empresas e membros do parlamento, para um cenário futuro, numa Europa mais inclusiva, com melhores qualificações profissionais, reduzindo o desemprego jovem e garantindo que as empresas têm qualificações e competências técnicas “à medida”.

Como principais objectivos destacam-se a formação profissional técnica, não universitária, a aposta na formação prática “hands-on” e, por último, uma formação que integre obrigatoriamente estágios nas empresas, sendo por isso geradora de empregabilidade.

Atualmente os números são alarmantes. Na Europa existem 13 milhões de desempregados jovens, ¼ da população jovem adulta na europa está desempregada, chegando em alguns países a corresponder a metade da população. Em Portugal esta taxa ronda os 20% da população.

O objectivo é reduzir este número para cerca de metade até 2020, pela via da formação profissional técnica, uma ferramenta que já mostrou, ser poderosa.

Pretende-se sensibilizar e mobilizar a comunidade em geral, para a importância da aprendizagem prática dos jovens e para a criação de estágios nas empresas em toda a Europa.

Neste cenário, o ISQ desempenha um papel fundamental já que é especialista na formação prática para as necessidades das empresas. “Acreditamos na riqueza e no poder desta ferramenta da formação”, afirma Margarida Segard, Adjunta da Direção de Formação, do Grupo ISQ.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.