Home » Sociedade » Notícia* » A Obesidade pode afetar mais de trinta patologias
A Obesidade pode afetar mais de trinta patologias
A Obesidade pode afetar mais de trinta patologias

A Obesidade pode afetar mais de trinta patologias

A Associação Internacional de Adoçantes (ISA) e a Collectif National des Associations d’Obèses (CNAO), uma associação francesa de doentes obesos, associaram-se ao Dia Europeu da Obesidade, que se celebrou a 20 de maio, com o lançamento de dois vídeos de animação em Português, para aumentar a consciencialização para este problema crescente de saúde pública.

A obesidade já é considerada uma epidemia, como confirmam as estatísticas mais recentes, daí a necessidade de se unirem esforços nesta guerra que na perspetiva das entidades relacionadas com esta problemática, deve ser global.

De um lado a elevada ingestão calórica; do outro a vida sedentária. Estes dois fatores favorecem o desequilíbrio energético, criando terreno fértil para o crescimento dos números da obesidade.

O melhor caminho para um peso corporal mais saudável, é a prevenção, traduzida numa maior atenção à dieta, que deve ser saudável e equilibrada, e na realização de uma atividade física moderada ao longo do dia.

Saiba mais sobre como adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis através deste vídeo animado de apoio da ISA ao Dia Europeu da Obesidade. Saiba porque é que tão importante optar por uma dieta e um estilo de vida saudáveis e como pode continuar a desfrutar do prazer de comer através deste vídeo animado de apoio da ISA ao Dia Europeu da Obesidade.

Podem os adoçantes baixo teor calórico ter um papel na prevenção e gestão da obesidade?

Trocas inteligentes, como a substituição dos alimentos e bebidas açucaradas pelos seus equivalentes com adoçantes baixos em calorias, podem ajudar a reduzir a ingestão global de açúcar e de calorias, sem perder de vista o sabor e, desta forma, permitir que cada um mantenha o prazer de comer e beber sem afastar o sabor doce da dieta.

Do lado da ciência, são várias as evidências que confirmam que, quando usados em vez do açúcar e como parte de uma dieta saudável e equilibrada, os adoçantes de baixas calorias podem também fazer parte de uma estratégia dietética útil para quem quer perder peso ou manter um peso corporal saudável.

As conclusões dos estudos mais recentes sobre os efeitos dos adoçantes de baixo teor calórico na ingestão energética, no comportamento alimentar e na gestão do peso, assim como os fatores psicológicos que influenciam a sua utilização, foram discutidos por peritos de renome mundial no simpósio ISA no Porto, no âmbito do 24.º Congresso Europeu da Obesidade, que decorreu de 17 a 20 de maio, organizado pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.