Home » Saúde » Consultas de oftalmologia nos Centros de Saúde
Consultas de oftalmologia nos Centros de Saúde

Consultas de oftalmologia nos Centros de Saúde

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) defende a implementação de consultas de saúde da visão, nos centros de saúde, para todas as idades e para todos os problemas visuais, tal como recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em vez da criação de mais rastreios visuais.

“Um mero rastreio apenas à ambliopia e só para crianças com 2 e 4 anos de idade, tal como o que está a ser implementado pela Direção-Geral da Saúde, só vai contribuir para o agravamento da lista de espera para primeiras consultas de Oftalmologia. Só em 2017 ficaram por realizar 233 228 consultas”, alerta Raúl Sousa, presidente da APLO. E acrescenta: “Esta Estratégia Nacional para a Saúde da Visão abdica da implementação das recomendações da OMS e das boas práticas no resto mundo, em troca pelo experimentalismo de rastreios avulsos sem vislumbre da implementação de soluções que resolvam os problemas dos utentes de forma simples e imediata.”

A APLO defende que a implementação de consultas de saúde da visão, nos centros de saúde, realizadas por um Optometrista, permitiria uma redução significativa do impacto das doenças visuais, melhorando a prevenção, deteção e correção de erros refrativos de forma atempada, resolvendo assim mais de 80 por cento dos problemas da saúde de visão de forma imediata.

A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.100 associados. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Óptica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Óptica e membro do Conselho Mundial de Optometria.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.