Home » Atualidade » Nacional » Filhos do Embaixador do Iraque ficam impunes
Filhos do Embaixador do Iraque ficam impunes
Filhos do Embaixador do Iraque ficam impunes

Filhos do Embaixador do Iraque ficam impunes

A violentíssima agressão de que foi vítima um jovem de 15 anos em Ponte de Sor, na madrugada desta quarta feira, está a provocar o repúdio generalizado, pela extrema violência e motivações conhecidas, sobretudo depois de se saber que os autores deste crime, vão ficar impunes, ao abrigo da imunidade diplomática.

O jovem agredido que entretanto foi transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, apresentava segundo o INEM “múltiplas fraturas, escoriações e perda de conhecimento”, quando foi assistido.

Os alegados agressores são dois jovens de 17 anos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal, encontravam-se em Ponte de Sor, porque um dos dois, frequentava o curso de piloto na G Air Training Centre, escola com sede no aeródromo daquela localidade.

Segundo a Agência Lusa, a vítima que está a ser mantido pela equipa médica em coma induzido, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica para reconstrução facial, continua com prognóstico reservado.

Os autores deste crime não serão julgados pela lei portuguesa, porque como são filhos de um embaixador estrangeiro em funções, tem imunidade diplomática nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros em declarações à agência Lusa, “a imunidade de jurisdição penal é absoluta, só pode ser objeto de levantamento ou renúncia por parte do Estado representado por essa missão diplomática”.

Entretanto a G Air Training Centre, a escola frequentada por um dos agressores, já deu início a um procedimento disciplinar que visa a expulsão, como se lê no comunicado publicado na página da escola que repudia o ocorrido e se mostra solidária com a família do jovem agredido, adiantando que: “As ações do aluno são intoleráveis e atentam ao bom nome da escola e de todos os seus alunos e colaboradores”.

CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.