Home » Atualidade » Nacional » Palmela assinala o Dia Nacional dos Castelos

Palmela assinala o Dia Nacional dos Castelos

Palmela associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Castelo, promovendo a 10 de outubro, na Biblioteca Municipal, uma conferência com João Gouveia Monteiro, intitulada “A História Maravilhosa do Castelo Medieval Português”.

Professor Associado com Agregação da Universidade de Coimbra e investigador do seu Centro de História da Sociedade e da Cultura, João Gouveia Monteiro ensina história medieval europeia e história militar antiga e medieval, sendo autor de várias dezenas de trabalhos científicos, entre os quais, dez livros.

Também no âmbito destas comemorações, o Terraço Sul do Castelo recebe, a 7 de outubro, às 17 horas, uma aula aberta de Biodanza por Elmo Sandoval, com inscrições gratuitas através do email biodanzaelmo@gmail.com.

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se em outubro, desde 1984, com o objetivo de promover, em todo o país, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado. O Castelo de Palmela foi alvo de múltiplas intervenções de arquitetura militar, destacando-se as dos períodos medieval e moderno. Com ocupação islâmica entre os séculos VIII e XII, o Castelo foi sede da Ordem Militar de Santiago até à sua extinção, no século XIX. Através de Decreto de 16 de junho de 1910, o Castelo e a Igreja de Santiago foram classificados como monumentos nacionais.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.