Home » Municipios » Ponta Delgada valoriza os ativos naturais e identitários
Ponta Delgada valoriza os ativos naturais e identitários

Ponta Delgada valoriza os ativos naturais e identitários

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou na reunião da Federação Portuguesa das Associações Centros e Clubes Unesco, que os ativos de natureza existents no concelho, são a principal referência turística do concelho, uma prioridade das políticas municipais para o setor, considerando que “Ponta Delgada é boa aluna dos princípios e valores da UNESCO”.

O autarca deu como exemplos o complexo vulcânico das Sete Cidades e as termas da Ferraria. Estas últimas com um enorme potencial quando eficazmente promovida a valência termal, de saúde e turismo. Em termos de atividades, o edil destacou a observação de cetáceos, num destino que prima igualmente pela gastronomia, cultura identitária e património material e edificado.

José Manuel Bolieiro reiterou que a estratégia municipal para o desenvolvimento do turismo em Ponta Delgada passa pela valorização dos ativos naturais e identitários do concelho, nomeadamente através do recenseamento dos ativos de natureza com potencial turístico; do incentivo à formação no setor turístico, para a conservação, proteção e desenvolvimento de espaços naturais; da promoção de circuitos turísticos que nos diferenciam de outros destinos e levam os turistas a visitar as zonas mais rurais do concelho, deixando aí valor e dispersando as visitas por mais locais de interesse; da criação de estruturas de interpretação do património natural, nomeadamente através da parceria com o Geopark dos Açores e o portal/App do Turismo, que disponibilizam informação turística sobre o concelho; e, também, do apoio às atividades culturais que potenciam um concelho diferenciador e dinâmico. O Município tem, igualmente, apostado no desenvolvimento digital, distribuindo wi-fi gratuito.

Defendeu, por outro lado, e com vista à progressiva eliminação de uma contemplação ignorada, a necessidade de haver um maior controlo no acessos aos spots turísticos e uma maior aposta na mobilidade elétrica.

Bolieiro congratulou-se com a escolha de Ponta Delgada para a reunião da Federação Portuguesa das Associações Centros e Clubes Unesco, presidida por Aires de Carvalho, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal.
Na sessão desta tarde o autarca fez-se acompanhar pela vereadora da Educação e Cultura, Maria José Duarte. A intervenção do Presidente foi precedida de duas exposições de caracterização do concelho pelos responsáveis das áreas do Turismo e da Cultura.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.