Reputação de Portugal cresce a nível interno

Reputação de Portugal cresce a nível interno

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O Estudo da OnStrategy retrata a reputação de Portugal junto do público interno em 3 dimensões: Ambiente Governamental, Económico e Social

Desde 2016 que Portugal tem feito uma trajetória ascendente no seu índice de reputação interna, conquistando sucessivamente a confiança do público. A avaliação feita pelos portugueses traduz-se numa subida de 4,1 pontos em relação à pontuação obtida há 3 anos, que havia registado 58 pontos; esta subida é ainda mais expressiva se considerarmos que em 2013 este indicador registava 54,1 pontos. Assim, em 2019, o país consolida a sua posição num nível moderado e abre caminho para que os índices de subida se mantenham.

Este ano, Portugal conquista, aos olhos do público interno, uma classificação geral de 62,1 pontos. Embora todas as dimensões tenham sofrido uma subida, é ao nível do ambiente governamental que se verifica um maior crescimento. Por outro lado, o ambiente económico foi o que menos alterações sofreu. Estes são alguns dos dados do mais recente estudo da OnStrategy sobre a reputação de Portugal.

O estudo, que retrata a imagem e reputação de Portugal aos olhos dos portugueses, aborda três eixos fundamentais – ambiente governamental, económico e social.

O Ambiente Governamental, que pretende avaliar a ética, idoneidade e transparência dos representantes políticos, bem como as políticas sociais e económicas adotadas, é o eixo que apresenta a maior subida – a classificação subiu 4,7 pontos em relação a 2016, passando de 39,3 para 44,0 pontos. No entanto, é também o eixo cujas dimensões têm avaliações mais baixas, todas situadas entre o fraco e o vulnerável.

No que se refere ao Ambiente Económico, que se foca na força e contribuição dos produtos e serviços nacionais para a economia nacional, na qualidade dos recursos humanos e nos avanços da tecnologia, os portugueses atribuíram a classificação de 63,9 pontos, um resultado superior aos 61,4 pontos de há 3 anos. Não surpreende, aliás, que a pontuação seja superior à alcançada em 2016, na medida em que a economia tem feito um caminho ascendente até este momento. Importa ainda referir que os portugueses mantêm a opinião positiva que tinham no passado quando questionados sobre a qualidade dos produtos e serviços nacionais (77,2 pontos).

Com uma reputação interna de 77,8 pontos (mais 3,5 pontos do que em 2016), o Ambiente Social do país é o que tem conquistado maiores elogios por parte de toda a amostra do estudo ao longo dos últimos anos, tendo atingido o grau “excelente” ou “robusto” em praticamente todas as questões. Nesta dimensão, que aborda temas como a segurança do país, a beleza, a familiaridade e a recetividade dos portugueses, apenas o ponto relacionado com o nível de vida ficou abaixo dos 70 pontos.

“A reputação de um país, seja a nível interno ou externo, tem um impacto significativo nas intenções comportamentais e no seu desenvolvimento. A verdade é que Portugal já não precisa de apresentações e é um país virado para o mundo, o que se reflete também a nível interno. A pontuação tem vindo a melhorar todos os anos e a explicação reside no facto de os portugueses estarem mais confiantes no seu país do que no passado.”, afirma Pedro Tavares, Partner e CEO da OnSrategy.

Em suma, este é um estudo que permite averiguar a visão que os portugueses têm do seu país, que continua positiva. Um dos sinais que melhor espelham esta perceção é o facto de os portugueses continuarem a apostar no turismo interno. Não é, aliás, por acaso que o turismo é um setor que vale já 13,7% do PIB, segundo dados do INE, e cujas receitas ultrapassaram os 16 milhões de euros em 2018, uma subida de mais de 1 milhão face a 2017. Deste modo, é possível concluir que os portugueses valorizam o turismo interno e que, continuam a investir em conhecer novos locais e fugir à rotina dentro de Portugal.

Neste estudo participam mais de 40 000 cidadãos ao longo de 52 semanas, sendo estes representativos da sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Sobre a ON STRATEGY:

A ON STRATEGY é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros, e está inteiramente focada na quantificação e maximização do valor dos ativos tangíveis e intangíveis, resultado de metodologias robustas e reconhecidas internacionalmente que são sustentadas por uma profunda compreensão do ambiente económico, político e social, e em particular dos vários setores/ indústrias que constituem o tecido empresarial.

Fundada em 2009, a ON STRATEGY tem como principal objetivo criar e gerir valor para os seus clientes, desenvolvendo relações de parceria com instituições globais, líderes, independentes, certificadas e especialistas em disciplinas de excelência.

A ON STRATEGY é a primeira consultora portuguesa a estudar e a calcular o valor económico da reputação e dos riscos reputacionais.

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