Home » Municipios » 16ª Edição do FOLKFARO na capital do Algarve
16ª Edição do FOLKFARO na capital do Algarve

16ª Edição do FOLKFARO na capital do Algarve

A Cidade de Faro volta a ser palco do FOLKFARO, um dos maiores festivais de folclore no Sul do País. O Passeio da Doca, anima nas noites de 18 e 26 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

“Viva a Música! Viva a Dança!” é o mote deste ano para o FOLKFARO, uma montra das músicas e danças do mundo, com diferentes ritmos e coloridos vindos dos quatro cantos do planeta, nos espetáculos proporcionados pelos grupos convidados, vindos expressamente para esta 16ª edição do Festival.

O FolkFaro é organizado anualmente peloo Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município farense. Estarão representadas as músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, que irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras de origem.

Na noite de 18 de Agosto, sábado (21.30h) a Gala de Abertura no Teatro das Figuras, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da cidade de Faro.

A Gala conta com a participação do grupo anfitrião, e dos diversos grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou na BOL – Bilheteira online.

Os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças de:

• BASQUIRIA – Ensemble Aytugan (Ufa)
• CHINA – Beijing Dance Academy (Pequim)
• CROÁCIA – Ensemble Zagreb-Markovac (Zagreb)
• EGITO – Pyramids Folk Group (Cairo)
• PERÚ – Ritmos Del Tiempo (Surco-Lima)
• RÚSSIA – Folklore Group Varenka (Saratov)

Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais 3 grupos internacionais: Panamá Canta y Baila (PANAMÁ), Group Rioni (GEÓRGIA) e Ballet Jammu (SENEGAL).

Como habitualmente, também as tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal:

• Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas
• Grupo Académico de Danças Ribatejanas
• Grupo de Danças e Cantares Besclore (Minho)
• Rancho Folclórico da Figueira (Portimão)
• Rancho Folclórico de S. B. Messines
• Grupo Folclórico de Faro (organizador) – Adulto, Infantil e Cancioneiro.

Os espetáculos diários no Palco do Passeio da Doca, acontecerão nas noites de 19 e 26 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.

Em cada uma dessas noites, atuarão sucessivamente os diversos grupos estrangeiros, e também haverá lugar a outras expressões artísticas com algumas participações especiais: Clube de Danças João de Deus e Associação S. Brás Bailando, Afonso Dias e Amigos com “Andanças & Cantorias”, e Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – “Unidos Por Um Laço”.

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

Programa Descentralizado:

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Vidigueira, num total de 15 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais.

As Animações de Rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Passeio da Doca, e as animações musicais na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e a festa à cidade.

Os Programas Especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival.

Os Ateliers de Dança na Escola EB 2,3 Santo António irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.

A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.

O Voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, Alojamento, Cozinha e Refeitório, Transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, Portaria, Secretariado, Apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como Guias.

Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca, Fagar e Mercado Municipal apoiam ou colaboram com a organização do evento.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.