O Teatro Virgínia, em Torres Novas, apresenta no dia 08 de maio, quinta-feira, mais um espetáculo para escolas, inserido na programação do Lab Criativo. Intitulado “A Caminhada dos Elefantes” é uma peça de teatro de Miguel Fragata e Inês Barahona onde se aborda um tema delicado: a morte. Este espetáculo destina-se a crianças do 1º e 2º ciclo, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, e vai realizar-se em duas sessões (10h30 e 14h30) no Teatro Virgínia.
A Caminhada dos Elefantes conta a história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa, para lhe prestar uma última homenagem: não era um homem qualquer, era um deles. Um espetáculo sobre a existência, a vida e a morte, e o caminho que todos temos de fazer, um dia, para nos despedirmos de alguém, refletindo sobre o fim, que é um mistério para todos nós, crianças ou adultos.
Baseado numa cuidadosa pesquisa e construção de Miguel Fragata e Inês Barahona, A Caminhada dos Elefantes vem contrariar a efabulação e infantilização de um assunto difícil e profundo. Às crianças será dado o espaço certo para a exploração e compreensão da morte, de forma íntima e pessoal, com a naturalidade que, afinal, é própria do tema.
Anteriormente à visualização da peça no Teatro Virgínia tem lugar nas escolas, de 05 a 07 de maio, uma oficina intitulada “Os Primeiros Passos da Caminhada”. Através desta, Inês Barahona e Miguel Fragata vão poder trabalhar o tema da morte e perceber como as crianças olham para ele, o que pensam sobre os rituais e sobre a maneira como os adultos os vivem.