Home » Saúde » Cão visita Doente internada no Hospital de Cascais

Cão visita Doente internada no Hospital de Cascais

A visita de animais de estimação a doentes, o programa pioneiro do grupo Ribera, chegou ao Hospital de Cascais. No âmbito da sua política de responsabilidade social e humanização de cuidados, no dia 30 de Maio, uma doente internada de longa duração foi agraciada com a visita do seu cão naquela unidade hospitalar.

Esta iniciativa pioneira e já bem sucedida, que consiste num protocolo que facilita a visita a doentes crónicos e internados de longa permanência pelos seus animais de estimação, está a ser implementada progressivamente nos hospitais do grupo de saúde Ribera, em que se inclui o Hospital de Cascais.

O programa, criado e implementado pelo grupo de saúde Ribera visa promover a visita dos animais de estimação aos seus donos, doentes crónicos e de longa permanência, com o objetivo de humanizar o cuidado e melhorar a experiência do doente.

A primeira visita deste programa no Hospital de Cascais, ocorreu no dia 30 de maio, a pedido de uma amiga da doente. A senhora de 77 anos, internada no serviço de Medicina Interna, a recuperar de um AVC hemorrágico, teve a visita do seu cão, Nico, de 4 anos, adotado pela senhora há cerca de um ano.

A visita decorreu num espaço exterior do Hospital. A doente reconheceu de imediato o seu cãozinho, e ficou visivelmente comovida.

Esta visita foi mais do que uma experiência para esta doente, foi uma estimulação para a sua recuperação, que teve efeitos imediatos, tendo a mesma proferido mais frases e expressões do que nos últimos tempos de internamento, um sinal evidente de auxílio na recuperação da doença através da convivência com o seu fiel companheiro.

Este programa do Grupo Ribera venceu os prémios XIII Corresponsables, na categoria Comunicação Responsável e “Melhor Processo de Diálogo com Grupos de Interesse”.

A Ribera é uma empresa de saúde responsável, que trabalha para melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos. O seu compromisso social está patente através de múltiplas iniciativas que, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, aportam valor à sociedade atual e futura contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Sobre o Hospital de Cascais

O Hospital de Cascais, inaugurado em 2010, conta atualmente com 277 camas, 33 gabinetes de consultas de especialidade, dez salas de bloco de partos e seis salas de bloco operatório.
A sua cobertura abrange cerca de 280.000 habitantes do concelho de Cascais, e a área Materno-Infantil de algumas freguesias de Sintra, chegando a alcançar uma cobertura total de 350.000 habitantes.

Sobre o grupo Ribera

A Ribera é um grupo empresarial que, desde 1997, fornece serviços de saúde públicos e privados. A sua vocação é transformar a forma de trabalhar e inovar na gestão de saúde. O grupo gere projetos hospitalares e serviços de assistência especializados em Espanha, América Latina, Europa e Médio Oriente. Conta com uma Escola Universitária de Enfermagem e um Centro de Estudos de Formação Profissional, uma central de compras, uma divisão de laboratórios, uma empresa tecnológica e uma fundação dedicada à investigação, formação e promoção da saúde. O seu acionista de referência é a Vivalto-Santé, o terceiro grupo de saúde privado francês, com 50 hospitais e clínicas em França, com quem partilha valores e filosofia de trabalho baseados numa medicina de valor.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.