Home » Municipios » Concelho de Lagoa comemorou 250 Anos
Concelho de Lagoa comemorou 250 Anos

Concelho de Lagoa comemorou 250 Anos

O Município de Lagoa recebeu por ocasião do encerramento das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho (1773-2023), a visita das delegações dos municípios com quem mantém acordos de geminação, Município da Boa Vista (Cabo Verde), Município de Lagoa (Açores) e Município de São Domingos (Cabo Verde).

A visita teve como objetivo manter o intercâmbio existente, fortalecer os laços estabelecidos e delinear estratégias para a atuação futura. As comitivas foram encabeçadas pelo Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça, pela Vereadora das Geminações de Lagoa dos Açores, Albertina Oliveira e pelo Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela.

Durante a estadia, as delegações tiveram a oportunidade de conhecer de perto a beleza natural de Lagoa do Algarve, ao percorrerem os 7 Vales Suspensos, a sua riqueza patrimonial, ao visitarem a Igreja Matriz de São Tiago de Estômbar – Monumento Nacional e outros imóveis de referência do concelho. Apesar de uma presença curta, houve tempo ainda para visitarem algumas empresas do concelho, onde conheceram boas práticas nas áreas, sobretudo, da inovação e da sustentabilidade. Este intercâmbio proporcionou às delegações uma visão abrangente das atividades económicas do município, com predominância para a indústria do turismo, fortalecendo os laços comerciais e promovendo um ambiente propício para futuras parcerias.

Além disso, as delegações foram recebidas nos diversos serviços da autarquia, proporcionando-lhes uma visão abrangente das boas práticas administrativas e das grandes iniciativas locais e dos desafios da governação local.

Durante a visita realizou-se uma reunião estratégica, na qual representantes de todos os municípios envolvidos definiram uma sólida estratégia de cooperação para o ano de 2024, no âmbito das geminações. O foco desta estratégia é estreitar os laços de cooperação, fortalecer as parcerias existentes e estimular as possibilidades bilaterais de negócios, impulsionando o desenvolvimento mútuo.

O ponto alto da visita foi a cerimónia de encerramento das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho de Lagoa, realizada no dia 16 de janeiro, dia em que o concelho de Lagoa completou 251 anos da sua criação.

O Município de Lagoa do Algarve expressa a sua satisfação em ter recebido as delegações e agradece a colaboração de todos os que contribuíram para promover este território aos seus parceiros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.