Home » Atualidade » Nacional » Doenças reumáticas a principal causa de absentismo laboral
Doenças reumáticas a principal causa de absentismo laboral
Doenças reumáticas a principal causa de absentismo laboral

Doenças reumáticas a principal causa de absentismo laboral

As Doenças reumáticas são a principal causa de absentismo laboral e de reformas antecipadas, segundo um estudo da Fit for Work, apresentado em Portugal pela PortugalApto.pt.

Segundo o estudo divulgado hoje, a doença reumática afetou a produtividade de cerca de 87% dos doentes que participaram no estudo “Doenças Reumáticas: Produtividade, Empregabilidade e Saúde Social”, tendo-se observado um absentismo laboral total de mais de 9 horas por semana e por doente ativo

A iniciativa internacional Fit for Work, visou analisar a realidade do trabalho dos doentes reumáticos e contribuir para a concretização de alterações, que promovam uma maior capacitação do doente reumático, diminuindo o absentismo laboral e as reformas antecipadas, contribuindo para o aumento da produtividade do país.

Segundo a PortugalApto, os resultados deste estudo servirão de base à elaboração posterior de um documento de consenso sobre a empregabilidade, com a participação de múltiplos parceiros relacionados com a problemática das condições de trabalho dos doentes reumáticos, em particular as associações empresariais, os sindicatos, as associações de doentes e os representantes da classe política.

O estudo que conta com uma amostra de 358 doentes reumáticos diagnosticados, adultos profissionalmente ativos ou reformados, teve como objetivo obter sugestões de alteração das condições de trabalho de profissionais com uma doença reumática e avaliar a atual situação laboral dos inquiridos. Através do questionário Work Productivity and Activity Impairment (WPAI) foram medidos os prejuízos que as doenças reumáticas provocam no trabalho e nas atividades quotidianas.

Os resultados deste estudo são apresentados hoje numa reunião promovida pela plataforma PortugalApto.pt com profissionais de saúde, técnicos e associações de doentes onde se discutirá a problemática do absentismo laboral e das reformas antecipadas que advêm das doenças reumáticas.

Posteriormente pretende-se envolver também as associações empresariais, os sindicatos e a classe política na elaboração de um documento de consenso sobre a empregabilidade, capaz de promover alterações ao nível da legislação ou da adaptação do local de trabalho às necessidades dos doentes, por forma a integrá-los na sociedade, aumentando a retenção laboral e a consequente produtividade.

A plataforma PortugalAPTO.PT é um projeto de intervenção social que tem como assinatura “Doenças Reumáticas: produtividade, Empregabilidade e Saúde Social”, e que pretende dar resposta a um dos principais problemas de saúde pública e saúde social do país. Tem como principais objetivos estudar o impacto das doenças reumáticas e os seus custos globais mas também analisar a legislação laboral e social relacionada com a doença e com as incapacidades, ou seja, interpretar a realidade, perceber quais os motivos que contribuem para a situação atual e, posteriormente, propor medidas que contribuam para alterar a realidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.