Home » Municipios » Escola de Arraiados é a nova sede da Inovar Autismo
Escola de Arraiados é a nova sede da Inovar Autismo

Escola de Arraiados é a nova sede da Inovar Autismo

A Câmara Municipal de Palmela, cede à Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão, uma área da antiga Escola de Arraiados, no Pinhal Novo, para criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento para a Inclusão (CIDI).

O protocolo formalizado no passado dia 6 de Novembro, com a assinatura do contrato de comodato, cede à Inovar Autismo, um espaço de criação e experimentação de novas metodologias inclusivas no âmbito do autismo e outras neurodiversidades.

Para Álvaro Balseiro Amaro, é “uma honra para o Município” fazer parte desta solução e “um modesto contributo” na vida desta jovem Associação, que assume a nobre missão de promover a inclusão das pessoas com autismo e outras neurodiversidades nas suas comunidades de pertença.

Recordando ainda outros exemplos já concretizados no território, o Presidente do Município destacou que esta é uma resposta que consubstancia um dos compromissos de mandato assumidos: a reconversão de uma escola desativada para funções de relevância social e comunitária.

Com uma afetação parcial do imóvel ao projeto da Inovar Autismo, a Escola de Arraiados reúne ainda condições para acolher novas dinâmicas, nomeadamente no domínio da Proteção Civil.

Agradecendo a aposta da Câmara Municipal de Palmela, a Presidente da Inovar Autismo, Ana Nogueira, mostrou-se confiante e determinada em tornar Palmela “a centralidade da inovação e da inclusão plena das pessoas com deficiência”, através da realização de um trabalho assente no conceito de uma “sociedade para todas/os”.

Apologista de que os meios rurais devem ser valorizados, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, Ana Nogueira encara a localização da sede num meio rural como um “grande desafio” e espera que “a Inovar Autismo deixe o seu cunho na sustentabilidade e valorização do território”.

Terapias, atendimento a famílias e pessoas com autismo e outras neurodiversidades, ações de mediação e coaching, programas de formação, projetos inclusivos com recurso designadamente à música, workshops, debates, eventos com as parcerias locais e exposições são as atividades que a Inovar Autismo pretende realizar no seu novo espaço.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.