Home » Municipios » Espírito Natalício em Setúbal já anima a cidade
Espírito Natalício em Setúbal já anima a cidade

Espírito Natalício em Setúbal já anima a cidade

O espírito natalício chegou a Setúbal ao final da tarde de sexta-feira com iluminações decorativas em vários pontos da cidade, um Mercado e uma Feira de Natal acompanhados de um programa de animações culturais a decorrer até 7 de janeiro.

“Entrámos num espírito de festa natalícia, de união das famílias, da disponibilidade das pessoas para a solidariedade e sempre com um pensamento muito positivo para apelar à paz”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, no momento simbólico de ligação da iluminação de Natal.

Vários pontos da cidade, incluindo as ruas do centro histórico e da Baixa comercial e alguns edifícios públicos, ganharam luz com motivos natalícios, num momento acompanhado de música pela Dixit Band e de animação itinerante pelo grupo Uh!Topia – Produções Criativas.

Foi o início do programa Natal 2023 em Setúbal, organizado pela Câmara Municipal com um vasto programa de atividades a decorrer até 7 de janeiro, muitas das quais realizadas na zona da Baixa. “É, também, uma forma de apoiar o comércio durante esta quadra festiva”, sublinhou o autarca.

A Baixa setubalense é, como habitualmente, um dos pontos centrais das atividades natalícias a decorrer ao longo de dezembro, com animações itinerantes pelas ruas, apontamentos musicais, dança e artes circenses, eventos literários e pinturas faciais no espaço multiusos da Praça de Bocage.

Um dos destaques do programa acontece com a chegada do Pai Natal ao Largo da Misericórdia, seguido de um desfile pelas ruas da cidade acompanhado de um espetáculo de animação e magia, com uma primeira paragem na Praça de Bocage, onde há pinturas faciais e a coreografia “A Mãe Natal e os seus ajudantes bailarinos”.

O destino seguinte do velhote de barbas brancas mais famoso do mundo é a Casinha do Pai Natal, localizada na Avenida Luísa Todi, junto do coreto, onde aos sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 19h00, está disponível para os desejos dos mais novos e tirar fotografias.

É também neste local que está o Mercado de Natal, com mais de quatro dezenas de expositores de produtos regionais e artesanato, incluindo gastronomia, numa grande variedade de escolha para as compras de presentes. Está aberto todos os dias entre as 10h00 e as 19h00, encerrando a 24 de dezembro, às 13h00.

O Mercado de Natal foi também visitado pelo presidente André Martins, que deixou um repto a setubalenses e visitantes. “Aproveitem este tempo festivo para conviver, usufruir destas iniciativas e preparar para a chegada do novo ano, sempre com mais esperança em melhores condições de vida.”

Já a Feira de Natal, no Largo José Afonso, proporciona até 7 de janeiro um conjunto de divertimentos para toda a família, sempre abertos a partir das 15h00 e a funcionar de segunda a quinta até às 22h00, de sexta a domingo até à meia-noite, nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro até às 23h00 e a 31 de dezembro até às 02h00.

Os Paços do Concelho, edifício-sede da Câmara de Setúbal, na Praça de Bocage, volta a estar de “Portas Abertas” nesta quadra, com uma decoração especial da autoria de Inês Duarte, da Florista Onda de Flores, até 7 de janeiro, com visitas de segunda a sexta das 09h00 às 20h00 e sábados, domingos e feriados das 15h00 às 19h30.

O Natal em Setúbal reserva ainda um conjunto de atividades culturais, com concertos, exposições, sessões de cinema e eventos gastronómicos, em vários espaços e equipamentos culturais, como o Fórum Municipal Luísa Todi, a Igreja do Convento de Jesus, a Casa Bocage, a Casa das imagens, a Casa da Cultura e a Casa da Baía.

O programa completo no Natal em Setúbal 2023 está disponível na página oficial da Câmara Municipal de Setúbal, acessível em www.mun-setubal.pt.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.