Home » Municipios » Feira Medieval de Palmela 2023
Feira Medieval de Palmela 2023

Feira Medieval de Palmela 2023

A Feira Medieval de Palmela 2023, promovida pelo Município, entre 22 e 24 de setembro, no Castelo e Centro Histórico da vila, tem como tema “O Primeiro Mestre Português na Ordem de Santiago”.

A Feira conta com animação permanente, nos vários espaços: Recinto da Feira, Igreja de Santa Maria, Liça, Terreiro do Relógio, Revelins Norte e Sul, Igreja de Santiago, Anfiteatro e Praça de Armas.

* Destacam-se, no Revelim Norte, os momentos para participar na História, no Acampamento Velhos Tempos (a lamparina, o fabrico de velas e a origem do fogo com oficinas experimentais e “Fuga do Castelo”).

* Na Liça, a Apresentação de Armas, com a investidura do Frei-Cavaleiro, o fidalgo Fernão Sanches e o Torneio de Cavaleiros (setembro de 1290).

* No Terreiro do Relógio, o cortejo noturno, a par do cortejo entre o Mercado Municipal e o Castelo (Centro Histórico).

* Na Praça de Armas, visualize o filme “Episódio Almenara” e no Recinto da Feira o passeio inclusivo “Viagem pela Feira Medieval”.

O programa de animação contará, ainda, com a presença de artesãos, restauração, danças medievais e acampamentos diversos.

A Feira Medieval funcionará com o seguinte horário: dia 22, das 17h00 às 24h00, dia 23, das 14h00 às 24h00, e dia 24, das 14h00 às 23h00. Saiba mais sobre a venda antecipada de pulseiras, o roupeiro medieval para aluguer e os destaques de programação aqui/ em www.cm-palmela.pt

Enquadramento histórico

A Feira Medieval de Palmela 2023 tomou como mote um acontecimento importante da história da Ordem de Santiago: a separação de Castela do ramo português da Ordem e a consequente eleição do primeiro mestre português, D. João Fernandes.

O processo de separação de Uclés, convento-sede da Ordem de Santiago, foi cuidadosamente preparado por D. Dinis, que enviou embaixadores à Santa Sé para apresentarem ao sumo pontífice os mais sólidos argumentos a favor da autonomia. Certo é que conseguiu obter do papa Nicolau II, em 1288, a bula Pastoralis Officii, que garantia a autorização para eleger um mestre provincial da Ordem em Portugal. A reação castelhana não se fez esperar, e durante algum tempo não se avançou na concretização dos termos da bula, o que só virá acontecer em 1290, com a repetição do referido documento.

A afirmação dos primeiros mestres portugueses não foi fácil, perante as sucessivas tentativas de regresso à obediência a Uclés, ou seja, ao mestre da casa-mãe castelhana.

Destaques de programação

Revelim Norte/Acampamentos, artesãos e ofícios

“Momentos para participar da História”

Acampamento Velhos Tempos

Dia 22 (sexta-feira)

19h30 – Fabrico de velas com oficina experimental

22h00 – Origem do fogo com oficina experimental

Dia 23 (sábado)

15h00 – A lamparina medieval com oficina experimental

16h00 – Fabrico de velas com oficina experimental

21h00 – Origem do fogo com oficina experimental

14h00 – 19h00 – Fuga do Castelo – Clube de Montanhismo da Arrábida

Dia 24 (domingo)

17h00 – A lamparina medieval com oficina experimental

18h00 – Origem do fogo com oficina experimental

19h00 – Fabrico de velas com oficina experimental

14h00 – 19h00 – Fuga do Castelo – Clube de Montanhismo da Arrábida

Liça

Dia 22 (22h00)

Apresentação de Armas

Pela Espada Lusitana

Investidura do frei-cavaleiro:

O primeiro mestre da Ordem de Santiago em Portugal, D. João Fernandes, vai fazer a sua primeira cerimónia de concessão de investidura a um novo freire-cavaleiro, o fidalgo Fernão Sanches.

Dias 23 (21h00) e 24 (19h00)

Torneio de Cavaleiros – setembro 1290

Pela AGAPE, Cavaleiros de Ribadouro e Espada Lusitana.

Dramatização da investidura a freire-cavaleiro do fidalgo Fernão Sanches por parte do primeiro Mestre português da Ordem de Santiago, D. João Fernandes, seguido de Torneio em Honra de Sua Majestade D. Dinis

Terreiro do Relógio

Dia 22 (21h30)

Cortejo Noturno do Terreiro do Relógio para a Liça

Pela Espada Lusitana, Cavaleiros de Ribadouro, AGAPE, Bardoada – Grupo do Sarrafo, Alius Vetus e História Viva

Centro Histórico

Dias 22 e 23 (17h00)

Cortejo

Do Mercado Municipal ao castelo

O rei D. Dinis e a rainha D. Isabel acompanhados do Mestre recém-eleito D. João Fernandes e da comitiva de corte fazem a sua entrada em Palmela. São recebidos pelo comendador da ordem de Santiago – D. Martim Anes Chanca, vereadores, freires clérigos, freires- cavaleiros e as freiras do convento espatário de Santos. Ocorrem a assistir a esta “entrada régia”, o povo dos campos e da vila, mercadores, artesãos, na sua maioria cristãos, mas também judeus e muçulmanos.

Praça de Armas

Mini-Auditório

Dias 23 e 24 – Das16h00 às 17h00 e 19h00 às 20h00

Episódio Almenara

Viaje no tempo até ao ano de 1384!

Reza a história que, estando o Mestre de Avis (futuro D. João I), cercado em Lisboa pelos castelhanos foi acesa, por D. Nuno Álvares Pereira no castelo de Palmela, uma almenara, indicando que as suas tropas se aproximavam da capital.

Através de uma experiência imersiva venha assistir ao desenrolar dos acontecimentos que colocaram os castelos de Palmela e de S. Jorge (Lisboa) juntos na História.

Recinto da Feira

Dia 24 – 15h15 -19h30

“Viagem pela Feira Medieval” (passeio inclusivo)

Percurso que inclui o Cortejo onde os participantes com e sem deficiência visual vão vivenciar sensorialmente as dinâmicas medievais, descobrindo a textura dos objetos, os cheiros, os sons do ambiente e a música da época.

Org.: Câmara Municipal de Palmela e Associação Bengala Mágica

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.