Home | Cultura | Livros | Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra
Judeus Portugueses - Uma História de Luz e Sombra

Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra

A Manuscrito edita a 2 de setembro, propósito do Dia Europeu da Cultura Judaica, o novo livro de Esther Mucznik, “Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra”.

O livro aborda a presença milenar do povo judaico em Portugal: os momentos, os episódios, as personagens inesquecíveis e o importante papel ao longo da História de Portugal.

Sinopse:

O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal?

O judaísmo português é resultado de uma longa história: umas vezes trágica, outras vezes mais serena, mas sempre muito rica. Como financeiros e médicos, filósofos e exegetas, matemáticos e astrónomos, os judeus contribuíram para o desenvolvimento económico, cultural, científico e filosófico de Portugal. Mas esse contributo foi tanto maior quanto maior era a liberdade, a tolerância e a interacção social e política entre os diferentes povos.

A vida dos judeus portugueses é, por isso, indissociável da história de Portugal.
Neste livro, Esther Mucznik, escritora e cronista especializada em temas judaicos, cruza a história dos judeus e a história de Portugal em momentos, episódios e personalidades concretas que demonstram essa relação íntima – uma relação feita de convivência e de perseguição, de amor e de ódio, de desterro e de saudade, de reencontro e de reconciliação… de luz e de sombra.

Sobre a autora:

Esther Mucznik nasceu em Lisboa, filha de pais judeus polacos. Viveu em Israel e em Paris, onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia, na Sorbonne.
Estudiosa de questões judaicas, participou em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo também coordenado e ministrado cursos e seminários sobre história e cultura judaica.
Além de numerosos artigos em revistas e catálogos, publicou vários livros, entre os quais a biografia de Grácia Nasi (2010), Portugueses no Holocausto (2012), Auschwitz, Um Dia de Cada Vez (2015) e A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX (2017).
Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português (2009). É co-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e fundadora da Associação Memória e Ensino do Holocausto – MEMOSHOÁ, da qual é presidente. Fundou também o Museu Judaico de Lisboa (em preparação) e é co-coordenadora da sua instalação. Foi colunista do Público, jornal com o qual continua a manter uma colaboração regular.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.