Home » Agenda » cinema-ag » Lisbon International Film Festival em Alfama
Lisbon International Film Festival em Alfama

Lisbon International Film Festival em Alfama

O pitoresco bairro lisboeta de Alfama estará em destaque a partir de 24 de julho com a chegada do Lisbon International Film Festival, organizado pelo reconhecido Cinalfama.

O Lisbon International Film Festival é um evento anual que visa dinamizar este icónico bairro de Lisboa, apresentando uma programação diversificada de filmes estrangeiros e portugueses, abrangendo várias categorias. Através deste festival, o Cinalfama pretende promover a cultura cinematográfica e proporcionar uma plataforma para cineastas emergentes e estabelecidos.

João Gomes, organizador do festival, destaca a importância do evento para Alfama: “O Lisbon International Film Festival desempenha um papel crucial em Alfama, ao trazer uma energia vibrante e uma oferta cultural diversificada para o coração deste bairro histórico. Através da sétima arte, pretendemos não apenas preservar a identidade de Alfama, mas também criar uma ponte entre o passado e o presente, refletindo sobre as transformações que moldaram esta comunidade. Queremos que o festival seja um catalisador para a revitalização de Alfama e uma fonte de inspiração para os seus residentes.”

O júri do festival é composto por algumas das vozes mais influentes e respeitadas de Portugal, bem como por vencedores de edições anteriores do Cinalfama. Entre os membros do júri, destacam-se nomes como Leonor Teles, Pedro Cabeleira, Ely Chevillot, Diogo Figueira, João Lisboa, Marta Andrade, Lula Béry, Kaltrina Krasniq, Diana Cordova e Joana Niza Braga, que trarão a sua vasta experiência e conhecimento para avaliar os filmes em competição.

O grande vencedor desta edição do Festival é o filme “The Party at the End of the World” de Dimitri Luttrell, que será exibido na cerimónia de encerramento e receberá o prestigiado prémio Cinalfama Grand Prize.

A programação do festival inclui uma variedade de eventos ao longo da semana. Na segunda-feira, 24 de julho, terá lugar o Animalfama no Grupo Sportivo Adicense, localizado na Rua de São Pedro 20. Na terça-feira, 25 de julho, o destaque será o Best of Seasonal Screenings 2022/23, também no Grupo Sportivo Adicense. Nos dias 26 e 27 de julho, as Escadinhas de S.Miguel serão o cenário para as sessões de Micro and No Budget Film e City in Film, respetivamente. Por fim, na sexta-feira, 28 de julho, a emocionante cerimónia de entrega de prémios Cinalfama Grand Prize encerrará o festival nas Escadinhas de S.Miguel.

A programação completa, juntamente com informações sobre os filmes em exibição, pode ser encontrada no website oficial do festival https://www.cinalfama.com/ .

O Cinalfama tem como missão animar Alfama, colocar em destaque o bairro, mobilizar e transcender a sua mitologia, promovendo a reflexão sobre as profundas transformações ocorridas nos últimos anos. Com o objetivo de enriquecer e aprofundar a ideia de Alfama, o Cinalfama revitaliza becos e vielas esquecidas do bairro, dando vida ao Grupo Sportivo Adicense, um dos mais antigos clubes culturais de Alfama.

Sobre o Cinalfama:

O Cinalfama é uma organização dedicada à promoção da cultura cinematográfica em Alfama, Lisboa. Através de eventos como o Lisbon International Film Festival, o Cinalfama procura destacar o bairro e contribuir para a sua evolução, enquanto celebra a rica história e património de Alfama.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.