Home » Municipios » Milhares de visitantes na Festa da Baía de Setúbal
Milhares de visitantes na Festa da Baía de Setúbal

Milhares de visitantes na Festa da Baía de Setúbal

Foram milhares os visitantes que participaram nas mais de 50 atividades do programa focado nas comemorações do Centenário do Porto de Setúbal.

Durante 10 dias, entre 21 e 30 de setembro, Porto e Cidade voltaram a ser palco entre a zona ribeirinha, junto ao Cais 2 do Porto de Setúbal e o Largo José Afonso, de conferências, visitas a navios, concertos, sessões de astronomia, workshops, exposições, provas desportivas, experiências náuticas e atividades gastronómicas.

Um dos pontos altos das Festas da Baía de Setúbal foi as visitas aos navios NRP Sagres, NRP Polar, NRP Zarco, Caravela Vera Cruz e Grande Veleiro Pascual Flores (Espanha), que estiveram atracados no Porto de Setúbal. Cerca de 20 mil pessoas visitaram os cinco navios-escola, com dois dos principais ex-libris da formação marinheira de Portugal e de Espanha: o NRP Sagres e o Grande Veleiro Pascual Flores.

Centenas de pessoas também passaram pelas exposições “100 Anos Navegando pela História”, “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”, e “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, que estiveram patentes em vários locais da cidade, como o Largo José Afonso, Cais 2, Praia da Saúde e a Casa da Baía.

Teve ainda lugar o concurso de fotografia “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, cujos vencedores foram Paulo Jorge com a foto “Bruma no Cais” (1º lugar), Carla Silva com a foto “Doca Colorida” (2º lugar) e Maria João Lourenço com a foto “Nossa Senhora de Troia Iluminada” (3º lugar).

As Festas da Baía de Setúbal contaram ainda com muitos outros eventos, como a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, que teve tasquinhas, animação musical e eventos de showcooking, os passeios no Sado em embarcações tradicionais, técnicas de pintura de embarcações tradicionais, sessões de observação de estrelas, peças de teatro e lançamento do Festival de Papagaios de Papel.

As Festas da Baía de Setúbal ficaram ainda marcadas pela realização de mais uma sessão do “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar”, cuja sessão foi dedicada ao tema “Ligação Porto-Cidade”: uma reflexão sobre os desafios e oportunidades futuras para o porto de Setúbal, na sua ligação com a cidade e com o estuário do Sado, alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

A iniciativa Festas da Baía de Setúbal 2023 incluiu dezenas de eventos das comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, numa organização da CMS – Câmara Municipal de Setúbal, APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, APORVELA e Marinha Portuguesa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.