Home » Atualidade » Nacional » Ministro da Economia visita empresas do Portugal 2020
Ministro da Economia visita empresas do Portugal 2020
Ministro da Economia visita empresas do Portugal 2020

Ministro da Economia visita empresas do Portugal 2020

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visita na próxima quarta-feira, 10 de maio, a nova Fábrica da tapeçarias Desistart, em Cortegaça.

Nesta visita o governante vai inteirar-se dos impactos positivos do programa de investimentos, superior a 2 milhões de euros, que a empresa concluiu em 2016, com recurso a fundos do Portugal 2020.

A Desistart que há menos de meio ano transferiu a sua fábrica de São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia, para Cortegaça, conta com vinte anos de experiência na produção de tapeçarias de luxo, exporta atualmente mais de dois terços da sua produção. Os investimentos efetuados visaram, fundamentalmente, a modernização, expansão e apetrechamento técnico da sua unidade fabril, num projeto cofinanciado pelo Portugal 2020, através do Centro 2020 – Programa Operacional da Região Centro.

A empresa que opera agora num pavilhão industrial com mais de 2.000 metros quadrados de superfície, criou 12 novos postos de trabalho e novos centros de competências, passando a empregar 33 pessoas.

A Desistart posiciona-se atualmente no mercado global como produtora “premium”, com forte presença além-fronteiras, exportando para 18 países, onde prevê colocar no final do próximo ano cerca de 90% da sua capacidade de produção.

Fundada pelo casal Rosa e Henrique Ferreira, a empresa tem incrementado as ações de promoção externa e passará a dispor, a partir do final do verão, de um delegado comercial em França e de um “corner” com os seus produtos num “showroom” profissional, em Paris, no qual estão representadas algumas das mais famosas marcas internacionais de soluções e equipamentos para casa e decoração.

Apesar dos efeitos dos investimentos realizados, não se repercutiram em 2016, a faturação da Desistart já atingiu os 1,2 milhões de euros. Com a nova fábrica em velocidade de cruzeiro, os responsáveis da empresa esperam chegar aos 2 milhões de euros em 2020.

Nestas duas décadas, a empresa destacou-se no mercado internacional pelos seus tapetes de produção manual (“hand-tufted”), sobretudo, mas agora, com três teares semiautomáticos novos para a produção de tapetes de nós manuais (“hand-knotted”), está a aumentar a oferta nos segmentos de maior prestígio e valor acrescentado.

Evidenciando a nova fase da operação, a Desistart fez recentemente uma parceria com a estilista Katty Xiomara. Da colaboração entre as duas partes resultou uma capa, tipo “capote de paseo” dos toureiros, confecionada a partir de uma tapeçaria à base de viscose e lã, que faz parte da coleção outono/inverno 2017-2018 da criadora de moda portuguesa, já apresentada na Semana de Moda de Nova Iorque e na mais recente edição do Portugal Fashion, no Porto.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.