Home » Sítios & Viagens » Viagens » Ocean Cay MSC é Hope Spot da Missão Azul
Ocean Cay MSC é Hope Spot da Missão Azul

Ocean Cay MSC é Hope Spot da Missão Azul

A Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas foi formalmente designada como ‘Hope Spot’ pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos fundada pela oceanógrafa de renome Dra. Sylvia Earle para promover a proteção dos ecossistemas marinhos.

Com este prestigioso reconhecimento, a Ocean Cay junta-se à rede global de 154 Hope Spots da Mission Blue: locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar o estatuto de Áreas Marinhas Protegidas. As nomeações são cuidadosamente avaliadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas em políticas, garantindo que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha.

Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha tinha sofrido durante décadas de atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonítica. A Companhia embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, colaborando com o Governo das Bahamas, universidades de renome, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha.

Através de investimentos substanciais, o projeto de recuperação já alcançou progressos significativos. Quase 5.000 árvores e 75.000 plantas, flores e arbustos indígenas foram plantadas na ilha, revitalizando o ambiente terrestre. Entretanto, a saúde das águas circundantes é demonstrada pela agora florescente vida marinha, que inclui a presença de tartarugas marinhas.

O Programa de Restauração Marinha cobre 64 quilómetros quadrados de águas marinhas e ecossistemas ao redor da Ocean Cay. Foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa Super Coral para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira aproveita a colaboração cientifica e investigação avançada para identificar genótipos de corais conhecidos como ‘super corais’ que evoluíram para suportar melhor o stress térmico. Estes corais serão estrategicamente plantados para criar recifes mais resistentes aos fenómenos de calor extremo provocados pelas alterações climáticas.

A MSC Foundation planeia promover este trabalho e atrair a atenção de muitos milhares de visitantes de cruzeiros todos os anos, aumentando a consciencialização sobre a necessidade urgente de esforços de conservação dos oceanos em todo o mundo.

Este esforço de restauração e de informação pública em grande escala destaca o compromisso da MSC Foundation em restaurar a saúde dos oceanos, enriquecer a biodiversidade e promover um futuro sustentável para o nosso Planeta Azul.

Por detrás do visionário projeto Hope Spots está o objetivo de aumentar a consciencialização global sobre a importância da conservação marinha e a importância de agir de forma urgente para reverter os danos nos ecossistemas marinhos. A designação da Ocean Cay como um ‘Hope Spot’ destaca o papel crítico que os ecossistemas restaurados como a Ocean Cay podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos.

A Dr. Sylvia Earle, President e Chairman da Mission Blue, expressou o seu entusiasmo pela designação, afirmando: ” Isso reconhece os esforços abrangentes de restauração e o compromisso com a proteção da biodiversidade marinha. Liderada por Pierfrancesco Vago, o restauro da Ocean Cay tem sido um esforço multidisciplinar para restabelecer o equilíbrio ecológico nesta ilha de calcário e no património mundial circundante. A Ocean Cay informará milhares de pessoas semanalmente sobre a importância crucial de cultivar e plantar corais termicamente tolerantes para a conservação marinha, a saúde dos oceanos e o bem-estar humano.

Pierfrancesco Vago, MSC Foundation Board Member e Chair of the Executive Committee, e Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, respondeu: “Ser designado como Hope Spot é um importante reconhecimento para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a focar a atenção em como todos nós temos um importante dever como cuidadores do nosso Planeta Azul. Essa responsabilidade é a razão pela qual os esforços de investigação cientifica e restauração do nosso Programa Super Coral visam não apenas criar recifes de coral resilientes ao redor da Ocean Cay e nas Bahamas, mas também contribuir simultaneamente para o conhecimento e as iniciativas de conservação em todo o mundo. Agradeço à Dra. Sylvia Earle e á Mission Blue pelos seus esforços incansáveis, que nos inspiram a valorizar e proteger a rica biodiversidade dos nossos oceanos”.

Este novo reconhecimento reafirma o estatuto da Ocean Cay MSC Marine Reserve e da MSC Foundation Super Coral Program como pioneiro nos esforços de conservação da natureza, ressaltando o seu papel pioneiro na conservação marinha.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.