Home » Municipios » Palmela honra a memória dos Combatentes
Palmela honra a memória dos Combatentes

Palmela honra a memória dos Combatentes

O Município de Palmela e o Núcleo de Pinhal Novo da Liga de Combatentes inauguraram, no dia 12 de outubro, o Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela, localizado na Avenida dos Ferroviários, em Pinhal Novo.

A cerimónia contou com as presenças do Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, do Presidente da Direção do Núcleo de Pinhal Novo, Coronel Carlos Oliveira, do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, representantes das Forças Armadas e das instituições e movimento associativo do concelho, entre outras/os convidadas/os.

Neste ato simbólico, que honra a memória dos Combatentes do concelho, o Presidente da Câmara Municipal recordou o empenho do Município na concretização deste «desejo, há muito acarinhado pelo Núcleo de Pinhal Novo» e sublinhou a visibilidade e destaque do monumento, «junto ao principal eixo de circulação do maior núcleo urbano deste concelho, numa zona de forte expansão», uma «merecida homenagem aos homens e mulheres que, em diferentes épocas da nossa História e em múltiplos cenários de guerra e conflito, têm representado o nosso país, procurando proteger e auxiliar as pessoas mais vulneráveis e repor a Paz».

Álvaro Balseiro Amaro recordou, ainda, o trabalho desenvolvido pelo Município relativo ao «conhecimento e estudo sobre a nossa História, fundamentais para a construção do futuro» e prestou tributo a quem lutou ontem e hoje.

«Somos e seremos sempre pela Paz e, por isso mesmo, a nossa profunda gratidão aos homens e mulheres combatentes que levam o nome de Portugal ao peito em múltiplas missões pelo mundo, de cariz humanitário, vigilância, proteção e socorro, em defesa dos direitos humanos e dos valores da Solidariedade e da Paz».

Para o Presidente da Liga dos Combatentes, Joaquim Chito Rodrigues «este monumento não é um ato isolado no nosso Portugal. Junta-se ao sentimento profundo do povo português» e sublinhou, na ocasião, a «simplicidade, verticalidade e a base sustentatória» do monumento, com um significado profundo. Joaquim Chito Rodrigues recordou, também, a missão da instituição, a celebrar o centenário de existência, a par dos 126 núcleos, no país e no estrangeiro.

Na sua intervenção, o Presidente da Direção do Núcleo de Pinhal Novo, Carlos Oliveira, sublinhou a «mensagem intemporal e inspiradora» do monumento, agradeceu à Câmara de Palmela o apoio para a concretização do projeto e recordou iniciativas de solidariedade social, levadas a cabo pela instituição, sedeada no Monte Francisquinho, na Vila de Pinhal Novo e a celebrar o 12.º aniversário.

O projeto do Monumento aos Combatentes do Concelho de Palmela é da autoria do Arq.º Eduardo Varandas (Administração Central da Liga dos Combatentes) e foi executado pela Tecnorém, Engenharia e Construções, S.A.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.