Home » Máquinas & Motores » Automóveis » SEAT 10 milhões celebra os 25 anos da fábrica de Martorell
SEAT 10 milhões celebra os 25 anos da fábrica de Martorell

SEAT 10 milhões celebra os 25 anos da fábrica de Martorell

O SEAT 10 milhões, um Arona FR 1.5 TSI que esta semana está em exposição na fábrica da SEAT em Martorell, celebra não só o 25° aniversário daquela unidade fabril, mas assinala também os 10 milhões de unidades produzidas naquelas instalações.

Inaugurada 1993, neste quarto de século, saíram das linhas de produção da maior fábrica de automóveis de Espanha, 39 modelos diferentes, desde a segunda geração do SEAT Ibiza e do primeiro SEAT Cordoba até ao SEAT Arona e Audi A1, que começou a ser fabricado há poucas semanas.

Na altura, a SEAT transferiu a produção da antiga fábrica da Zona Franca de Barcelona depois de 40 anos nessas instalações. Desde então, fabricaram-se em Martorell os principais modelos da marca, bem como os Audi Q3 e A1. A fábrica, que é a terceira maior unidade fabril do Grupo Volkswagen na Europa, converteu-se na smart factory referência na Indústria 4.0.

O veículo 10 milhões, um Arona FR 1.5 TSI que combina as cores vermelho Desire e preto Midnight, fica exposto esta semana na fábrica de Martorell, numa exposição que celebra o 25° aniversário. Este Arona foi fabricado sobre a plataforma MQB A0, que reparte com o modelo Ibiza e o recém-chegado Audi A1. A SEAT foi a primeira marca do Grupo Volkswagen a utilizar esta plataforma que permite uma maior flexibilidade de fabrico, já que suporta diferentes modelos e tipos de carroçaria dentro do mesmo segmento, o que tornou possível que Martorell integrasse nas suas linhas três novos modelos nos últimos 18 meses.

Christian Vollmer, vice-presidente de Produção e Logística da SEAT, afirma que “desde a sua inauguração em 1993, o coração da SEAT tem-se caracterizado por estar na vanguarda da inovação. Graças ao contínuo investimento na tecnologia e à equipa humana altamente qualificada, a fábrica melhorou ano após ano na qualidade dos produtos e dos processos até conseguir converter-se no que é atualmente: a fábrica que mais automóveis produz em Espanha e uma referência na Indústria 4.0 e na digitalização”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.