Home » Sociedade » Escolas e universidade » Solução da UC para profissionais de call center
Solução da UC para profissionais de call center

Solução da UC para profissionais de call center

Investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma plataforma inovadora que pretende prestar assistência a profissionais de call center, tanto em tempo real, como numa fase de auditoria.

O projeto Flowance, liderado pela empresa Talkdesk e que tem como parceiro o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), teve como objetivo principal desenvolver mecanismos de suporte a agentes de centros de contacto para que sejam mais eficientes no seu trabalho.

«A principal contribuição do CISUC neste projeto foi uma plataforma para, a partir de um conjunto de diálogos, descobrir os fluxos mais comuns das conversas, representados por um conjunto de estados de diálogo (cumprimento, pedido de informação, resposta, clarificação) e de transições entre eles, com diferentes probabilidades associadas», explica Hugo Gonçalo Oliveira, investigador do CISUC e docente do DEI, acrescentando que «foi necessário experimentar diferentes maneiras de representar, classificar e agrupar as falas de um diálogo, explorar formas distintas de interpretar e nomear os estados e, mais recentemente, formas de visualizar os fluxos extraídos».

De acordo com o investigador do CISUC, o expectável é que estes fluxos ofereçam uma forma alternativa de analisar as conversas e que, complementados pela sua visualização, permitam identificar tendências na comunicação, tais como situações inesperadas, bloqueios, pedidos de informação e respostas mais comuns.

Este tipo de análise, esclarece Hugo Gonçalo Oliveira, «pode suportar o ajuste de procedimentos num centro de contacto, incluindo alterações a sistemas de atendimento automáticos, ou mesmo ao nível dos recursos humanos e da sua orientação. Poderão ainda ajudar a guiar os intervenientes numa conversa, em tempo real, que, ao monitorizar a conversa, conseguirão antecipar as interações seguintes, e, provavelmente, tornar o contacto mais eficiente».

Apesar do projeto Flowence já ter terminado, a equipa continua a trabalhar nesta solução no âmbito do projeto Center For Responsible AI, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). «Estamos a tentar melhorar as formas de visualizar os fluxos de conversas, incluindo uma melhor identificação do que cada estado do diálogo representa. Pretendemos também considerar os sentimentos predominantes (positivo/negativo) em diferentes fases dos diálogos. Por exemplo, o ideal é que diálogos que comecem com queixas/reclamações, terminem com um sentimento mais positivo», sublinha.

«No novo projeto, o foco está ainda na utilização destes métodos para extrair fluxos e ajudar a explicar o funcionamento de agentes conversacionais (chatbots) que não se baseiam em fluxos pré-definidos, como o ChatGPT, contribuindo assim para uma maior confiança na sua utilização ou, de uma forma geral, auditar conversas, que podem ter como origem centros de contacto/apoio ao cliente», conclui.

A equipa do CISUC é constituída pelos investigadores Hugo Gonçalo Oliveira, Catarina Silva, Ana Alves e Nuno Lourenço, e a aluna de doutoramento Patrícia Ferreira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.