A exposição “Surrealismo Português do século XXI” a inaugurar no dia 7 de Setembro, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira surge na sequência das mostras “International Surrealism Now” organizadas pelo artista plástico Santiago Ribeiro.
“Surrealismo Português do século XXI” é dedicada ao Surrealismo Português atual e é organizada por Victor Lages sendo o espaço obtido por influência do artista Francisco Urbano.
Nesta mostra, que estará patente até 10 de Novembro, participam alguns dos atuais artistas que dedicam a sua obra ao surrealismo, sendo que os trabalhos apresentados, são as expressões mais atualizadas do que se faz neste momento, no surrealismo em Portugal.
De destacar, que:
- Hélio Cunha é na sua génesis e pensamento um surrealista, que expôs recentemente em Lisboa com Cruzeiro Seixas;
- Isabel Meyrelles vive em Paris desde 1950 e conviveu com os mais destacados artistas, poetas e pintores surrealistas nacionais e europeus;
- Paula Rosa destaca-se pela sua arte digital;
- Luís Athouguia com o seu abstrato surrealismo;
- Luís Fernandes utiliza na sua escultura novos materiais, criando obras fantásticas.
Todos os outros artistas, imprimem um cunho pessoal e marcado no seu trabalho, sendo que alguns são conhecidos pelos projetos que têm vindo a desenvolver de relevante interesse para o panorama artístico português.
O projeto “International Surrealism Now” vai continuar, seguindo-se a 30 de Novembro uma exposição na Casa Roque Gameiro na Amadora, mas por outro lado e também em português, o surrealismo luso vai estar na Galeria Fellini em Berlim, a 10 de Outubro, pela persistência de Santiago Ribeiro. Esta exposição tem o apoio da Embaixada portuguesa naquela cidade alemã.
Local:
Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva
Rua Mendes Leal, 2655-305
Ericeira, Lisboa
email: casa.cultura.ericeira@cm-mafra.pt
Telefone: (+351) 261 814 416
Horário:
De 3.ª a 6.ª feira das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Sábados e domingos das 15h00 às 18h00
Encerra às segundas-feiras e feriados