Home » Atualidade » Internacional » Ministros da Cultura ibero-americanos reuniram em Bogotá
Ministros da Cultura ibero-americanos reuniram em Bogotá

Ministros da Cultura ibero-americanos reuniram em Bogotá

A XX Conferência Ibero-Americana reuniu em Bagotá na Colômbia, Ministros da Cultura e autoridades dos 22 países ibero-americanos, para debater a economia criativa, no ambito da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Realizada no Ministério das Relações Exteriores da Colômbia nos dias 17 e 18 de outubro, este evento foi considerado um dos mais relevantes da região em 2019, em matéria de políticas públicas culturais.

O encontro foi inaugurado pelo presidente do país anfitrião, Iván Duque; a Ministra da Cultura da Colômbia, Carmen Inés Vásquez; a Secretária-Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan, e o Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Mariano Jabonero.

“O acesso à cultura é uma base vital para a transformação social das nossas nações. Hoje temos aqui presentes ministros e ministras que trabalham todos os dias com dedicação para fazer da cultura um fator de desenvolvimento”, declarou o Presidente Duque.

Os governantes
acordaram impulsionar ações estratégicas para “estabelecer e desenvolver o Mercado Ibero-Americano de Conteúdos Originais das industrias culturais e criativas, com o fim de consolidar a economia criativa na Ibero-América, em alguns países denominada Economia Laranja”.

Para fortalecer a contribuição da cultura da região para a Agenda 2030, as autoridades solicitaram à Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), em coordenação com a OEI, o desenho e a implementação da Estratégia Ibero-Americana de Cultura e Desenvolvimento.

Essa estratégia buscará “promover a transformação social, econômica e meio-ambiental da região, com atenção especial à diversidade cultural, ao patrimônio cultural e à igualdade de gênero”, além de promover as indústrias culturais e criativas para facilitar a inovação, a acessibilidade, a coprodução e a circulação de bens e serviços culturais.

“Nesta reunião, reafirmamos o nosso compromisso com a cultura e a Agenda 2030”, disse Rebeca Grynspan. “Devemos apostar em um novo diálogo intersetorial, entre diferentes níveis de governo e na geração de alianças inovadoras. Só assim poderemos contar com um mercado ibero-americano de bens culturais fortalecido e competitivo.”

A conferência fez parte das reuniões setoriais preparatórias para a XXVII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada em Andorra em novembro de 2020, e cujo tema será “Inovação para o desenvolvimento sustentável – objetivo 2030”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.