O icónico Volvo 440 comemora o 30º Aniversário

O icónico Volvo 440 comemora o 30º Aniversário

759

Apresentado pela primeira vez em Junho de 1988, o Volvo 440 de 5 portas, que partilhava alguma tecnologia com o coupé desportivo 480, veio demonstrar que a direção da Volvo iria a tomar com os seus modelos de tração dianteira.

O trabalho de desenvolvimento do modelo que mais tarde viria a constituir o Volvo 440 iniciou-se 10 anos antes num projeto que a Volvo denominaria de Galaxy. Neste projeto, a marca pretendia demonstrar a sua direção e ambição futura.

Em Setembro de 1980, estava pronto o primeiro protótipo com tração dianteira. Em termos de aparência assemelhava-se muito ao que viria a ser o Volvo 440. O G4, denominação que foi dada a este protótipo, tinha as características que a Volvo queria: tração dianteira, divertido de conduzir, bom espaço interior e dimensões externas compactas.

O projeto Galaxy culminaria com o lançamento de duas series. Os modelos 850, cuja apresentação decorreu no Verão de 1991, tiveram um grande impacto, mas a gama 400 foi apresentada alguns anos antes. Em 1992, parte do projeto seria assumido por subsidiárias holandesas da Volvo, e seria mesmo nesse pais que o trabalho seguinte iria decorrer.

O primeiro dos novos modelos da Volvo com tração dianteira foi o 480 sports coupé, que foi oficialmente apresentado no Salão Internacional de Genebra em 1986. Este automóvel, para um nicho de mercado, preparava o caminho para o 440, modelo que foi apresentado dois anos mais tarde e que constituiria um enorme sucesso no segmento da gama média.

O Volvo 440 era um automóvel moderno com lugares traseiros muito práticos, capazes de se dividirem em duas secções. O painel de instrumentos estava colocado de frente para o condutor fazendo com que o acesso aos comandos estivesse mais facilitado. Com linhas suaves e baixas, e janelas laterais quase verticais este modelo tinha algumas ligações à gama 700.

A linha de motores era toda de 4 cilindros e incluía versões de 1.6 litros, 2.0 litros e uma versão 1.7 litros turbo.

Como sempre, a segurança constituía uma prioridade e o ABS, estava disponível como opcional em 1989. Os pré-tensores dos cintos de segurança e os airbags eram opcionais do modelo de 1991 em diante e o sistema de proteção de impactos laterais da Volvo – SIPS – foi introduzido em 1994.

Este automóvel era produzido em Born, na Holanda, local onde também foram produzidos os modelos 340/360 e 480. O próximo modelo da série 400 – o modelo 460, com mais 10 centímetros que o 440 – foi apresentado em 1989.

A produção do Volvo 440 foi descontinuada em Novembro de 1996. Os seus sucessores seriam os modelos S40 e V40, que já se encontravam em produção paralela.

8 Curiosidades sobre o Volvo 440:

1. O Volvo 440 teve uma versão disponível para as forças policiais. Em alguns países, como a Holanda essa versão foi utilizada como carro patrulha da polícia nacional e regional.

2. A gama 400 nunca chegou a ter uma versão carrinha, no entanto, duas empresas externas de design chegaram a apresentar as suas propostas – a empresa americana ASC Detroit e a empresa francesa Heuliez que chegou mesmo a criar um protótipo o qual faz parte hoje em dia do Museu da Volvo.

3. O design do Volvo 440 é da autoria do designer Peter van Kuilenburg, que trabalhava no departmento de design da Volvo Car B.V. No entanto, tem como base o protótipo G4 cujo designer foi Jan Wilsgaard.

4. Uma empresa holandesa chegou a disponibilizar um kit para conversão em carrinha. A porta traseira era removida e substituída por um teto, janelas laterais e tampas da mala feitas de fibra de vidro. A Volvo não estava envolvida nem sequer chegou a dar autorização para esta conversão.

5. Uma versão de rally competiu em 1992. Esta versão incluia um motor de 2.3 litros, 16 válvulas e 715 cv. Este modelo tinha tração às quatro rodas motrizes.

6. O modelo 440 Turbo trazia um computador de bordo de série. Nele era possível visualizar o consumo de combustível, a velocidade média, a temperatura do óleo, de refrigeração e exterior. Sempre que a ignição era ligada o display mostrava “OK” se o nível de óleo estivesse correto.

7. A partir de 1 de Dezembro de 1991, a Volvo Car B.V. parou a produção da série 400 tendo a mesma sido tranferida para a NedCar B.V. Esta nova empresa era detida pelo estado holandês, Volvo Personvagnar AB and Mitsubishi Motors.

8. O LCP 2000 foi um antecessor da serie 400. Apresentado na Primavera de 1983, o “Light Component Project” era um protótipo de um automóvel que utilizava vários materiais leves e tinha tração dianteira, com um motor transversal.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close