Rock in Rio o maior entre os Festivais de Verão

486

O Rock in Rio foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision, no mês de junho, e continua a ser o festival de música mais mediático do país. O evento, que no final do mês levou milhares de pessoas ao Parque da Belavista, foi citado em 2.799 notícias e totalizou umas impressionantes 73 horas de exposição nas rádios e televisões nacionais.

Decisivas para este resultado do Rock in Rio foram as emissões especiais que os canais da SIC, nomeadamente a SIC Radical, realizaram ao longo dos dois fins-de-semana em que decorreu o festival.

Seguiu-se o NOS Primavera Sound. O outro grande festival que decorreu no mês de junho foi mencionado em 1.197 artigos e somou mais de 15 horas e meia de presença na televisão e rádio.

O NOS Alive, que por estes dias decorre no Passeio Marítimo de Algés, encerra o pódio, com 449 notícias e quase uma hora de tempo de antena na rádio e TV.

O Super Bock Super Rock, que no mês passado estava em segundo lugar do ranking, caiu em junho para quarto, seguido por EDP Cool Jazz e O Sol da Caparica, todos na parte superior da tabela. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o Sumol Summer Fest, o Meo Marés Vivas, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o EDP Vilar de Mouros e o Festival Bons Sons.

No mês que marcou o arranque da temporada de festivais de verão, os eventos monitorizados pela Cision somaram 5.463 notícias – cerca do dobro do número verificado no mês anterior. Os dados da exposição na televisão e rádio são também assinaláveis, com mais de 92 horas de presença dos festivais de música nestes dois meios.

A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi recentemente reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico Best Service Provider.

O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 30 de junho de 2018 – com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*


CAPTCHA Image

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close