Home » Ambiente & Natureza » 2ª Fase da recolha de resíduos porta a porta em Palmela
2ª Fase da recolha de resíduos porta a porta em Palmela

2ª Fase da recolha de resíduos porta a porta em Palmela

A segunda fase do projeto piloto de recolha de resíduos porta a porta em Palmela, tem início a 6 de Outubro, com a entrega dos contentores pela BioRumo.

O projeto da Câmara Municipal de Palmela em parceria com a Amarsul, que teve início a 20 de julho, na urbanização Vila Serena e no Bairro Lencastre, cobrindo cerca de 300 moradias, no Pinhal Novo. Este método de recolha chega agora ao Bairro Padre Nabeto, em Aires, e à Urbanização Portais da Arrábida, em Quinta do Anjo, abrangendo mais 600 moradias.

Em cada habitação, vão ser entregues três contentores de 120 litros de cores diferentes: cinzento para a deposição de resíduos indiferenciados, amarelo para embalagens plásticas e metálicas e azul para cartão e papel.

O vidro continuará a ser colocado nos vidrões existentes na via pública, para evitar os incómodos causados pelo ruído que a recolha deste resíduo provoca. A recolha de monos e resíduos verdes até ao limite de 1 m3 passará a ser efetuada mediante agendamento telefónico para os serviços da Câmara Municipal.

A recolha é feita à porta das habitações, em dias pré-marcados, sendo um método mais cómodo, pois evita deslocações para a deposição dos resíduos. Ao nível do espaço público, também são notórios os benefícios, pois liberta os passeios para os peões, garantindo melhor acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida. Como os contentores comunitários são retirados da via pública, contribui também para evitar situações incómodas de abandono de resíduos nas ruas.

O investimento municipal, que é significativamente mais elevado que no sistema de recolha comunitária, será compensado pelos benefícios para todas as partes envolvidas: as famílias, o Município e a Amarsul. Prevê-se, depois, o alargamento faseado a outros núcleos urbanos do concelho.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.