A Volvo Car Group revelou o novíssimo Polestar Precept

A Volvo Car Group revelou o novíssimo Polestar Precept

607

A Volvo Car Group, revelou esta semana o Polestar Precept, o seu novo protótipo de performance elétrica, que tem apresentação ao público agendada para o próximo mês de Março no Salão de Genebra. Este veículo pretende representar a visão de futuro da marca, com base em pilares fundamentais, a aplicação de materiais sustentáveis, melhoria contínua da experiência digital e design minimalista.

“O Precept é uma declaração, uma visão daquilo que a Polestar, a marca de performance elétrica da Volvo Car Group, representa. Este modelo é uma resposta aos desafios atualmente apresentados à industria automovel e à sociedade. Isto não é um sonho para um futuro distante, o Polestar Precept é uma antecipação dos próximos modelos e mostra como se pode aplicar a inovação para minimizar o impacto ambiental.”

Este novo modelo elétrico de 4 portas apresenta o conceito Minimalistic Athleticism, o tipo de design que a marca pretende aplicar nos seus futuros modelos.

Com uma distância entre eixos de 3,1 m, as proporções do protótipo, demonstram uma preocupação de eficiência aerodinâmica com uma silhueta mais próxima do solo.

A grelha frontal foi substituida pela Polestar SmartZone, uma área onde, em vez de um motor de combustão tradicional, se encontra um painel transparente com sensores de segurança e funções de assistência ao condutor. No topo do tejadilho encontra-se o LIDAR que representa o próximo passo da assistência à condução. Os faróis no formato Martelo de Thor têm agora uma nova interpretação, mais dinâmica e robótica numa redefinição Polestar.

Na frente, o Precept possui uma asa dianteira integrada por cima da SmartZone, capaz de acelerar o fluxo de ar sobre o capot, melhorando a capacidade aerodinâmica do veículo.

Os tradicionais espelhos retrovisores laterais foram removidos e substituídos por câmaras colocadas em braços aerodinâmicos. O espelho retrovisor interior foi também substituído por um ecrã digital que reflete as imagens recolhidas pela câmara montada na traseira do veículo. A ausência do vidro traseiro significa que o tecto de vidro do Precept se estende para além dos bancos traseiros e da traseira permitindo assim uma abertura de portas superior melhorando o acesso aos mesmos.

No interior, destaque para a utilização de novos materiais com tecnologia de luxo que permitem uma redução do impacto ambiental. A utilização de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico quando comparados com estes últimos.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados: garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e, redes de pesca nos tapetes.

Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados.

Neste capítulo, realce para o novo HMI, com base no sistema Android e em parceria com a Google. Um ecrã tatil de 15 polegadas complementa o painel de instrumentos de 12,5 polegadas e ambos estão integrados. O interface é dinâmico e pode ser personalizado possuindo uma série de sensores avançados onde se incluem, por exemplo, um leitor da íris e sensores de proximidade.

“A estética do Polestar Precept está mais enraizada em tecnologia de ponta do que em referências históricas da indústria automóvel. Na Polestar, a Volvo vê a tecnologia como uma ferramenta capaz de resolver os problemas da sociedade. Procura traduzir essa atitude num novo design. A combinação de materiais sustentáveis ​​com sistemas inteligentes de tecnologia avançada, abre uma nova era no design de luxo automóvel e mostra a direção que a Polestar pretende seguir.”

Partilhe:



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

O site 'ipressJournal' utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante. LER MAIS

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close