Home » Atualidade » Nacional » ANJE e Governo fomentam a literacia financeira dos jovens
ANJE e Governo fomentam a literacia financeira dos jovens

ANJE e Governo fomentam a literacia financeira dos jovens

A ANJE e o Instituto Português do Desporto e Juventude assinaram um memorando de entendimento para a criação de um programa, de âmbito nacional, de ensino e incentivo aos jovens na área do empreendedorismo.

Entre os objetivos deste programa estão, principalmente, o apoio às camadas mais jovens da população no novo ciclo e paradigma tanto de emprego como de empreendedorismo; a implementação de conceitos de empreendedorismo, literacia financeira e digital nas escolas secundárias e associações jovens e juvenis e reter; e aumentar o talento em Portugal.

Temos vindo a defender, desde sempre, que aumentar a participação cívica e empresarial dos jovens; conferir literacia financeira e empreendedora nas escolas; comunicar com e para os jovens; e realizar a transição geracional dos decisores são necessidades urgentes em Portugal. Estes são alguns dos problemas identificados por várias entidades e devem ser premissas para uma contínua política pública para a juventude. A criação deste programa é, por isso, um grande motivo de orgulho para nós”, destaca Alexandre Meireles, presidente da ANJE.

Também para João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, é de grande importância sublinhar o “sim que foi dado à proposta que a ANJE apresentou ao governo”. Como orador na Feira do Empreendedor, que se realiza esta segunda-feira, em Matosinhos, João Paulo Correia sublinhou ainda que é muito importante “levar o espírito empreendedor aos mais jovens. Precisávamos de um programa que fosse dirigido aos mais jovens e que pudesse chegar a todo o país. Queremos colocar a semente do empreendedorismo naqueles que são a geração que pode transformar mentalidades e contribuir ainda mais para um objetivo que é produzir talento em todas as áreas”.

Este memorando de entendimento é fruto da carta de recomendações que a ANJE entregou ao governo no início deste ano, com a enumeração dos grandes problemas dos jovens em Portugal e as possíveis soluções. O trabalho apresentado pela ANJE foi o resultado de uma série de encontros, que aconteceu de norte a sul do país, para dar voz aos jovens em Portugal.

Impulsionar novas empresas e melhorar as condições dos jovens e do empreendedorismo em Portugal tem sido um dos grandes objetivos da Associação Nacional de Jovens Empresários. A ideia é que se continuem a melhorar as condições, nomeadamente através da aceleração e sistematização do processo de criação de empresas. Para a ANJE, é importante que os empresários possam contar com um reforço no conjunto de competências e apoios específicos; com oferta de espaços de incubação flexíveis e com custos controlados; acesso a mentores e investidores; ligação a várias entidades; promoção entre empresas e mercado. O objetivo maior é melhorar continuamente as condições para a aprendizagem e empreendedorismo.

O memorando de entendimento assinado tem a duração de seis meses e extingue-se com a assinatura do protoloco de colaboração que formalizar a criação deste programa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.