Home » Máquinas & Motores » Automóveis » Como se explica a aerodinâmica a uma criança!
Como se explica a aerodinâmica a uma criança!
Como se explica a aerodinâmica a uma criança!

Como se explica a aerodinâmica a uma criança!

Ángel Suárez, engenheiro da SEAT aproveita o tempo em confinamento com os filhos, para lhes explicar o conceito da aerodinâmica, no mundo automóvel.

As aplicações da aerodinâmica são facilmente entendidas com a ajuda de uma garrafa de leite, um secador e uma vela, construir um SEAT 600 com uma caixa de cartão ou afundar um barco sem molhar as velas, são outras experiências didáticas que partilha nas suas redes.

Com estes elementos e um pouco de imaginação, essenciais nestes momentos de confinamento, Ángel Suárez, engenheiro da SEAT, alcançou dois objetivos: que se compreenda de uma forma simples a importância da aerodinâmica, por um lado, e, por outro, entreter os seus filhos.

Adaptar a linguagem. “Para explicar a aerodinâmica a uma criança, o que temos de fazer é falar como eles.” Com esta premissa, o engenheiro da SEAT Ángel Suárez pôs mãos à obra. Como consegue que os seus filhos compreendam algo tão primordial no seu trabalho como a aplicação da aerodinâmica nos carros? Depois de procurar inspiração em alguns vídeos educativos, encontrou a solução: adaptar a linguagem e procurar situações que tenham vivido.

“Se colocarmos o braço na janela do carro, numa área segura e com permissão, e colocarmos o braço na vertical com as palmas levantadas, o vento empurrará o braço para trás. Por outro lado, se deitarmos o braço com as palmas das mãos para baixo, podemos atravessar o vento sem esforço.” Aquela força que empurra a mão, no caso dos automóveis é como uma parede de ar que eles têm de mover. Quanto mais aerodinâmico o veículo, menos lhe custará mover-se. Mas qual é a maneira correta de um veículo reduzir a resistência ao ar? A experiência começa.

Quando o evento é produzido por um secador. Ensinar uma criança através de exemplos já vivenciados é uma boa maneira de começar, mas nada melhor do que uma experiência para a compreender. Essencial é que seja simples e que os elementos necessários para a sua elaboração sejam facilmente encontrados em casa. Desta vez, um secador será o vento e haverá dois veículos: um será uma caixa e o outro uma garrafa de leite. Qual será o mais aerodinâmico? Uma vela acesa dará a resposta.

Formas quadradas ou arredondadas. A experiência começa por acender a vela. O secador começará, mas primeiro, uma caixa quadrada está localizada no meio. O ar bate na superfície da caixa e não apaga a vela. No entanto, se em vez de uma superfície plana, se usar uma superfície arredondada… a vela apaga-se. “As formas quadradas oferecem muita resistência, têm dificuldade em empurrar a parede do ar, e as formas arredondadas fazem com que o ar siga essa superfície. Podemos entrar no ar e seguir em frente”, explica Suarez. “Quanto mais suaves e arredondadas forem as formas de um carro e a área de superfície mais pequena na frente, custar-lhe-á menos movimentar-se. Será capaz de ir mais rápido, aumentar a eficiência e, muito importante, reduzir o consumo, respeitando o meio ambiente.”

A aprendizagem continua. Devido ao sucesso da sua primeira experiência, o engenheiro não se limitou a explicar a aerodinâmica aos seus filhos. As suas aulas de automóveis continuam e partilha-as na sua conta do LinkedIn: Ángel Suárez González. Um SEAT 600 de cartão para explicar um pouco mais de aerodinâmica ou um barco de papel para descobrir a pressão do ar. Imaginação sem limites para educar e ajudar a combater o tédio de casa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.