Home » Economia » Investimentos » Completo o primeiro parque eólico flutuante da Europa
Completo o primeiro parque eólico flutuante da Europa
Completo o primeiro parque eólico flutuante da Europa

Completo o primeiro parque eólico flutuante da Europa

O WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante da Europa Continental, está prestes a ficar totalmente operacional. A última das três plataformas com uma turbina já montada que compõem este projeto partiu hoje do porto de Ferrol rumo ao seu destino definitivo, a 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo, uma viagem de três dias.

O parque eólico que vai fornecer energia à rede elétrica portuguesa, fica concluído quando esta última unidade se junte ao sistema de ancoragem previamente estabelecido. A terceira plataforma será instalada junto das outras duas unidades, que já estão operacionais.

O transporte de cada uma das três estruturas flutuantes WindFloat Atlantic representa um marco, dado que evita a necessidade de contar com embarcações de reboque especializadas e facilita que se replique.

A estrutura flutuante, com uma altura de 30 metros e uma distância de 50 metros entre as suas colunas, permite albergar os maiores aerogeradores do mundo instalados numa superfície flutuante, com uma capacidade de produção de 8,4 MW cada um. Uma vez instaladas as três plataformas, o parque eólico, com os seus 25 MW de capacidade instalada, poderá gerar a energia suficiente para abastecer o equivalente a 60.000 utilizadores por ano. O WindFloat Atlantic poderá poupar quase 1,1 milhões de toneladas de CO2.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.