Home » Municipios » Compromisso com a neutralidade carbónica da Arrábida
Compromisso com a neutralidade carbónica da Arrábida

Compromisso com a neutralidade carbónica da Arrábida

O Município de Palmela aprovou a subscrição o Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida, que inclui o Roteiro de Transição para a Neutralidade Climática de Palmela.

O Memorando tem como objetivo a formalização do compromisso dos municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra e agentes que operam na região, para promover a descarbonização, facilitando a implementação e o acompanhamento dos respetivos Roteiros.

Com a subscrição deste documento Palmela compromete-se a promover o envolvimento dos atores e a utilização dos meios adequados para atingir a neutralidade carbónica, de forma sustentada e participada.

O Grupo de Trabalho para Acompanhamento dos Roteiros será coordenado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e visa facilitar a implementação e monitorização dos Roteiros, analisando o progresso e os impactos das medidas adotadas para reduzir as emissões de CO2 no território.

A ENA é parceira de um consórcio europeu que se encontra a desenvolver o projeto EuCityCalc, financiado pelo Horizonte 2020, cujo objetivo é apoiar os municípios e outros agentes dos seus territórios no planeamento da sua transição para a neutralidade carbónica, fornecendo uma visão setorial sobre o tipo e a ambição das medidas para alcançar esse objetivo.

No âmbito deste projeto, a ENA tem apoiado o Município de Palmela na construção do seu Roteiro, tal como já fez com os Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas (PLAAC – Arrábida).

A proposta de Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica foi aprovada, por unanimidade, na Reunião Pública de 7 de fevereiro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.