Home » S√≠tios & Viagens » Viagens » Cresceram as reclama√ß√Ķes contra as companhias a√©reas
Cresceram as reclama√ß√Ķes contra as companhias a√©reas

Cresceram as reclama√ß√Ķes contra as companhias a√©reas

Em pleno per√≠odo de f√©rias, volta a crescer o n√ļmero de reclama√ß√Ķes sobre os mais diversos servi√ßos relacionados com o turismo, com destaque para o transporte a√©reo que este ano, origina segundo o Portal da Queixa, um n√ļmero inusitado de reclama√ß√Ķes. A TAP, Ryanair e EasyJet lideram o TOP 3 das empresas do setor, mais reclamadas.

O Portal da Queixa analisou as reclama√ß√Ķes recebidas referentes ao setor do Turismo. As companhias a√©reas voltam a liderar o setor, com mais de 700 reclama√ß√Ķes registadas em 2019, verificando-se um aumento face ao ano anterior. Em √©poca de f√©rias, fica ainda o alerta do Portal da Queixa aos consumidores para a import√Ęncia de fazer compras seguras e para os direitos que t√™m quando algo n√£o corre bem.

Desde o in√≠cio do ano, at√© ao dia 24 de junho, o Portal da Queixa registou 716 reclama√ß√Ķes dirigidas a companhias a√©reas, um aumento face ao per√≠odo hom√≥logo, onde foram registadas 658 reclama√ß√Ķes.

A an√°lise da equipa do Portal da Queixa permitiu ainda constatar que, entre os per√≠odos analisados (1 janeiro a 24 junho 2019 e per√≠odo hom√≥logo), maio de 2019 foi o m√™s com mais reclama√ß√Ķes registadas desde 2018, com 145 queixas dirigidas √†s companhias a√©reas.

Em ambos os per√≠odos analisados, a TAP lidera o Top3 das companhias a√©reas com maior n√ļmero de reclama√ß√Ķes, 325 (2019) e 320 (2018). Segue-se a Ryanair com 154 (2019) e 122 (2018). O terceiro lugar √© ocupado pela EasyJet, com 63 queixas (2019) e 56 no per√≠odo hom√≥logo.

No período entre 1 de janeiro a 24 de junho de 2019, os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores ao Portal da Queixa estão relacionados com atrasos nos voos, pedidos de reembolso, bagagem danificada/perdida, cancelamento de voo, falta ou mau atendimento.

A insatisfa√ß√£o dos consumidores em rela√ß√£o √†s tr√™s companhias a√©reas mais reclamadas reflete-se na p√°gina das marcas no Portal da Queixa. Na TAP, o √ćndice de Satisfa√ß√£o gerado pelos consumidores √© de apenas 8,6% (em 100), e as Taxas de Solu√ß√£o e Resposta de 7,3%. Na Ryanair, o √ćndice de Satisfa√ß√£o √© de apenas 4,5%, sendo as Taxas de Solu√ß√£o e Resposta de 3,8%. Na EasyJet, o √ćndice de Satisfa√ß√£o dos consumidores √© de apenas 3,6%, sendo as Taxas de Solu√ß√£o e Resposta de 3,2%.

O tratamento e a resolu√ß√£o das reclama√ß√Ķes entre as marcas e os consumidores s√£o da inteira responsabilidade dos intervenientes diretos, n√£o existindo qualquer media√ß√£o ou interfer√™ncia na comunica√ß√£o pelo Portal da Queixa. Por essa raz√£o, a plataforma disponibiliza de forma totalmente gratuita √†s marcas, as ferramentas de gest√£o de reclama√ß√Ķes, tais como dar resposta e resolver, com vista a que estas possam chegar do problema √† solu√ß√£o, sem custos e de forma a potenciarem a sua reputa√ß√£o positiva junto dos consumidores, gerando um refor√ßo de confian√ßa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.