Home » Gastro & Vinhos » Gastro Eventos » Gala Michelin 2024 a 27 de Fevereiro em Albufeira
Gala Michelin 2024 a 27 de Fevereiro em Albufeira

Gala Michelin 2024 a 27 de Fevereiro em Albufeira

A Gala Michelin Portugal acontece no próximo dia 27 de fevereiro, em Albufeira, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve,  reunindo pela primeira vez, a seleção de restaurantes portugueses distinguidos com as afamadas estrelas Michelin, separadamente da seleção de Espanha.

A gastronomia do Algarve é um excelente desafio para Chefs e entusiastas gastronómicos de todo o mundo”, defende André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, acreditando ser esta uma das grandes razões que justificaram a escolha desta região como palco para a realização da Gala da 1ª edição do Guia Michelin Portugal.

Entre muitos outros participantes, este evento exclusivo contará com a presença de um elenco de luxo composto por Chefs do Algarve (*), todos eles detentores das cobiçadas estrelas, que ficará responsável por proporcionar aos convidados um jantar composto por alguns dos pratos mais emblemáticos da cozinha portuguesa.

Poder acolher esta Gala no Algarve tem um enorme significado para toda a região, não apenas enquanto momento de celebração da gastronomia nacional, mas também, e sobretudo, como uma excelente oportunidade para dar a conhecer a riqueza, a diversidade e a autenticidade dos pratos e ingredientes que compõem a culinária algarvia”, afirmou ontem André Gomes, durante a conferência de imprensa onde foram apresentados os Chefs que irão conduzir o jantar deste evento e conhecidos mais detalhes sobre a tão aguardada cerimónia.

Temos no Algarve uma cozinha única, que combina saberes e sabores da serra, do mar e da ria, que conjuga a tradição com a inovação gastronómica, e que, acima de tudo, reflete, de forma fiel, a cultura local, transportando em si uma riqueza histórica e um conjunto vasto de influências de todas os povos que por aqui passaram”, explica.

Sendo esta uma gastronomia verdadeiramente inspiradora, é fácil perceber a razão pela qual o Algarve concentra um elevado número de restaurantes Michelin (**) – oito no total, dois dos quais ostentam duas estrelas. Aqui, os Chefs têm todas as condições para serem desafiados e poderem contar histórias únicas à mesa.

O reconhecimento da gastronomia local é, cada vez mais, um elemento diferenciador do Algarve junto dos seus visitantes e fator de atração de novos turistas. Há, da parte do Turismo do Algarve, um compromisso crescente, quer ao nível da valorização dos produtos regionais, como do apoio ao desenvolvimento de projetos, rotas e eventos que permitam uma imersão na cozinha da região, como forma de promover a sua sustentabilidade e autenticidade. Projetos como “Algarve Craft & Food” , o “Algarve Cooking Vacations” ou “ O Algarve na Dieta Mediterrânica” são alguns exemplos que merecem destaque e que garantem experiências únicas aos visitantes.

Neste contexto, a realização da Gala Michelin no Algarve vem assim validar o trabalho que tem vindo a ser realizado na promoção do turismo e da gastronomia regional. A expectativa é a de que este evento possa também contribuir para amplificar a visibilidade do Algarve a nível global e o seu reconhecimento como destino gastronómico de excelência.

De recordar que o programa em torno desta cerimónia inclui ainda uma série de atividades paralelas, entre as quais um debate sobre “O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, agendado para 6 de fevereiro, e que terá, entre o painel de oradores, figuras como o chef José Avillez e a chef Marlene Vieira, Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, e profissionais especializados ligados à área da gastronomia como o Rafel Tonon, João Wengorowius e Nuno Nobre (***).

Em antecipação à Gala, haverá ainda lugar à apresentação de uma campanha de comunicação sob o mote “Algarve, o Sabor do Sul da Europa”.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.